A MEDIAÇÃO DE DIÁLOGOS ENTRE ESTUDANTES VIA INTERNET COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Rodrigo Dalcin

Resumo


Este trabalho abordou a questão dos agentes do processo de ensino e
aprendizagem valendo-se de um software de chat como instrumento para a
construção de aprendizagem significativa. Teve como objetivos principais
alcançados os seguintes: a elaboração de um instrumento de diagnóstico para a
avaliação do conhecimento obtido sobre determinados assuntos; a implementação e
a aplicação de um sistema de chat capaz de reconhecer palavras-chave e oferecer
alternativas aos alunos para a busca do conhecimento; o desenvolvimento de
atividades no sistema de chat proposto e o acompanhamento da diferença de
desempenho em um dado assunto tratado no sistema antes e após a sua utilização
de maneira a comprovar, ou não, a construção de aprendizagem significativa; a
estruturação de um banco de dados para o armazenamento das conversações
realizadas, cuja análise posterior permitiu a avaliação da construção da
aprendizagem significativa na amostra de alunos; e a coleta da opinião dos
participantes, através da qual constatou-se que a imensa maioria dos alunos se
mostrou plenamente satisfeita com a metodologia proposta. Acima de tudo, as
experimentações realizadas (quatro no total) e a comparação dos resultados obtidos
no diagnóstico com os obtidos após a aplicação do sistema de chat permitiram a
comprovação plena, através de dados estatísticos, de que é possível obter-se
construção de aprendizagem significativa através do sistema de chat proposto neste
trabalho.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.