SANEAMENTO BÁSICO COMO PRÁTICA EDUCATIVA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Neida Teresinha da Silva

Resumo


Na atualidade, há a necessidade de construir e aplicar práticas educativas que sensibilizem os estudantes frente aos desafios dos impactos ambientais decorrentes do avanço da urbanização sem que haja o planejamento necessário. Por essa razão, ao considerar a necessidade de abordar essa temática na contemporaneidade, tornase relevante articular conhecimentos oriundos de diferentes áreas diante das interrelações entre ambiente, saúde e sociedade. Com base nessas premissas, o presente estudo buscou compreender e ampliar as percepções e concepções de estudantes das séries finais do ensino fundamental sobre saneamento básico, visando à obtenção de subsídios para a construção de práticas educativas significativas durante a pandemia da Covid-19. A metodologia empregada consistiu na aplicação de questionários, na exposição dialogada e na utilização do “Photovoice”, com os estudantes produzindo fotografias representativas do saneamento básico no local em que vivem. As práticas educativas foram desenvolvidas de forma interdisciplinar e adaptadas para o ensino remoto envolvendo saneamento básico e, também, temáticas como a Covid-19 e o Rio Gravataí. Uma parcela das imagens produzidas foi apresentada aos estudantes para que atribuíssem escores de 1 a 5, segundo a adequação em relação à saúde e ao ambiente. Os dados foram analisados por meio das estatísticas descritiva e inferencial no componente quantitativo e pela Análise de Conteúdo no qualitativo, proporcionando a obtenção de resultados que podem contribuir para futuras práticas educativas envolvendo o Ensino Fundamental. Foi possível perceber que as diferentes atividades ajudaram os alunos a desenvolver um olhar mais crítico a respeito de sua comunidade, havendo um aumento pronunciado das percepções e concepções relacionadas aos serviços do saneamento básico, bem como sua importância para a cidade de Alvorada. Os estudantes tiveram que aplicar o que foi aprendido ao longo dos estudos ao fazer os registros fotográficos e observações sobre a/o cidade/bairro, conseguindo perceber que alguns serviços ainda carecem de melhorias pronunciadas para alcançar a sua universalização.

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