COLETA SELETIVA DE LIXO EM ESCOLAS DO MUNICIPIO DE CANOAS - RS: ANÁLISE DE UM PROJETO

Vera Lúcia Scheidmandel Muller

Resumo


O presente trabalho apresenta uma análise das ações educativas envolvendo a
coleta seletiva de lixo no ambiente escolar durante a implementação do projeto “Canoas
Reciclando Atitudes”. Esse projeto propõe ações conjuntas das comunidades escolares,
visando sensibilizar os indivíduos quanto aos problemas ambientais locais, minimizando
as agressões ao meio ambiente em prol de melhor qualidade de vida. Na análise das
ações buscou-se identificar hábitos e atitudes dos alunos e professores pertencentes a
cinco escolas municipais da cidade de Canoas – RS, durante o transcorrer da execução
das atividades. Nas diferentes etapas foram utilizadas: pesquisa bibliográfica, análise
documental do projeto e pesquisa exploratória. Constituíram instrumentos de coleta,
dois questionários contendo 8 questões abertas, aplicados a 50 alunos do Ensino
Fundamental e 42 professores atuantes nas escolas visitadas no ano de 2004. Como
resultado da implementação do projeto, constatou-se que houve capacitação da
comunidade escolar. Os alunos envolvidos participaram das ações propostas,
modificando suas atitudes quanto à coleta seletiva de lixo e os professores se
mostraram engajados no projeto, conseguindo trabalhar de forma interdisciplinar os
temas ambientais. Os resultados também evidenciaram que, através de ações
contínuas se pode gerenciar e minimizar o lixo, não só no ambiente escolar, mas em
todo o meio ambiente, demonstrando que investimentos conjuntos, associados com boa
vontade, otimismo e persistência produzem bons resultados.


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