TRILHAS TEMÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: EXPLORANDO OS RECURSOS HÍDRICOS

Rosa Mara Soares de Souza

Resumo


A Trilha Temática no Ensino de Ciências: explorando os Recursos Hídricos, foi
realizada em 2005 no Parque Getúlio Vargas, (Capão do Corvo) Canoas/RS,
fundamentou-se nos conteúdos relacionadas ao estudo sobre a água desenvolvidos
na 5ª série do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como objetivo principal,
proporcionar aos alunos um conjunto de situações e experiências vivenciadas em
uma Trilha Temática, relacionando as atividades práticas desenvolvidas no Parque
com os conteúdos propostos em sala de aula. Os diferentes pontos, com diferentes
atividades foram interligados dentro de uma Trilha Temática e explorados conforme
planejamento. Estas atividades propiciaram uma visão integrada da dimensão
ambiental, através de aulas práticas em contato com a natureza levando à
compreensão dos elementos e a sua interdependência. Considerando-se estes
aspectos, verificou-se que a teoria cognitiva indicou a influência do meio no sentido
de limitar ou acelerar o desenvolvimento máximo de cada sujeito, possibilitando sua
transformação através das capacidades de compreensão e criatividade, pois nos
Instrumentos de Coleta de Dados - ICD 1,2 e 3 pode-se constatar um
enriquecimento na aprendizagem, de 69,2% a 80,8% nas respostas sobre erosão,
chegando a 88,5%, sobre a vegetação em torno dos recursos hídricos, destacandose
ainda que 80,8% dos alunos acreditam que a participação em campo contribui
para despertar maior interesse diante das observações feitas no local, despertando
em 88,5% uma reflexão sobre a problematização dos recursos naturais, constatase
que houve uma valorização da aprendizagem quando os alunos puderam
vivenciar situações concretas sobre o meio ambiente. Pode-se dizer que a Trilha
Temática sobre água realizada nesse trabalho propiciou aos alunos contato direto
com a natureza, tornando a aprendizagem mais significativa através da exploração
prática dos conteúdos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.