CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CANOAS SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

GREYCE DOS SANTOS RODRIGUES

Resumo


A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para a Educação Básica, tem o intuito de conduzir os sistemas educacionais na elaboração de suas propostas curriculares, considerando o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento, de acordo com Plano Nacional de Educação (PNE) e a Conferência Nacional da Educação (CONAE) (BRASIL, 2016). A BNCC determina os conteúdos a serem desenvolvidos nas escolas do país, posto que 60% dos conteúdos trabalhados em sala de aula sejam os da BNCC e, os 40% restantes, ficam a critério de cada sistema educacional estadual. Neste contexto, a presente pesquisa tem por objetivo investigar e analisar as concepções dos professores de Matemática sobre a BNCC a ser implantada em 2018, identificando as dificuldades, opiniões, preocupações e os pontos positivos elencados pelos professores de Matemática, atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental, do município de Canoas, do estado do Rio Grande do Sul (RS). Justifica-se a relevância desta pesquisa por estar inserida no contexto de discutir a BNCC, que tem contribuído com subsídios aos professores de Matemática atuantes em sala de aula, possibilitando não só verificar as dificuldades enfrentadas no desenvolvimento dos conteúdos abordados em aula, mas também, como isto se refletirá em relação à implantação de uma BNCC. A metodologia utilizada, nessa investigação, foi de base quali-quantitativa, por se tratar de uma pesquisa de caráter exploratório, a qual estimula os entrevistados a pensarem e falarem livremente sobre o tema de pesquisa (pesquisa qualitativa), mas também quantifica os dados numéricos através de procedimentos estatísticos (pesquisa quantitativa). Os dados obtidos são oriundos dos seguintes instrumentos: questionário de pesquisa aplicado a 51 professores de Matemática que atuam na rede municipal de Canoas e, entrevistas estruturadas, realizadas com 18 professores de matemática. Buscou-se com o questionário identificar o perfil (pessoal, acadêmico e profissional) dos participantes e categorizar as concepções dos professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, do município de Canoas, sobre a BNCC e, com a entrevista buscou-se ampliar a avaliação de aspectos do funcionamento educacional do processo de ensino e aprendizagem da Matemática do 6º aos 9º anos do Ensino Fundamental e dos reflexos em relação a BNCC. Os resultados apontam que, do total de 51 professores, 58,83% afirmaram que a implantação da BNCC trará impactos positivos, e 45,09% declararam ter um bom conhecimento sobre a BNCC, também há relatos de inquietações e preocupações. Destacou-se ainda, que há conteúdos matemáticos que não estão sendo desenvolvidos pelos professores de Matemática do município de Canoas, nos 5 eixos (Geometria, Grandezas e Medidas, Estabilidade e Probabilidade, Números e Operações e Álgebras e Funções), os quais destacam-se as seguintes temáticas não trabalhadas: plano cartesiano (6º e 7º anos), construções geométricas (7º ano), problemas com equações de 2º grau (8º ano), geometria analítica (9º ano), dentre outras. Considera-se que resultados mais contundentes serão vistos após a efetiva implantação, para que assim haja uma compreensão mais ampliada do processo de implementação da BNCC.

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