(RE)PENSAR O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL: UM ESTUDO NO CURSO DE PEDAGOGIA

Ana Gabriela DA SILVA ROCHA DOS SANTOS

Resumo


Devido à constante mudança da nossa sociedade no que tange os aspectos tecnológicos, sociais e científicos, o professor necessita estar sempre se atualizando e buscando acompanhar a evolução social. Diante deste contexto, é necessário pensar no cidadão que queremos formar para o futuro, na sua totalidade, de forma integral, e para tal o ensino de Ciências da Natureza pode contribuir no desenvolvimento do cidadão crítico, que resolve problemas, que sabe conviver em sociedade e percebendo-se como parte natural do meio. Nesse sentido, a presente pesquisa, vinculada ao PPGECIM (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática), inserida na linha de pesquisa a Formação de Professores em Ciências e Matemática, entende que o ensino de Ciências da Natureza pode proporcionar, por meio de metodologias investigativas, que a criança desenvolva práticas de cidadania responsáveis e críticas no meio socioambiental. Desta forma, considera-se a importância do contato com a natureza nas aulas de Ciências para buscar alcançar o desenvolvimento da criança de modo integral (mente, corpo, sociedade e natureza), bem como, para possibilitar a construção de conhecimentos em Ciências da Natureza. Assim, a pesquisa discorre sobre o ensino de Ciências nos primeiros anos da Educação Básica em ambientes naturais considerando a abordagem investigativa de ensino, na formação inicial do professor, tendo como problemas de pesquisa: Como um Curso de Pedagogia forma as acadêmicas para o ensino de Ciências nos Anos Iniciais? Como intervenções didático-pedagógicas, complementares às disciplinas de Ciências de um Curso de Pedagogia, contribuem para o ensino de Ciências nos Anos Iniciais? O estudo objetiva investigar as contribuições das interações didático-pedagógicas, realizadas com as estudantes do Curso de Pedagogia durante as disciplinas de Ciências, para mudanças de percepção das acadêmicas nas temáticas abordadas e para implicações nas suas práticas de estágio curricular. Para tal, a pesquisa se vale de uma abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso, que investiga estudantes de um curso de Pedagogia quanto as suas percepções e práticas no ensino de Ciências. Sua análise ocorre por meio da análise descritiva e interpretativa objetivando interpretar as percepções e práticas das estudantes, bem como, uma análise documental das ementas, dos procedimentos metodológicos e dos conteúdos programáticos das disciplinas participantes da pesquisa. A pesquisa repensa o ensino de Ciências da Natureza, por meio da abordagem investigava no ambiente natural com acadêmicas matriculadas nas disciplinas de Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Ciências Naturais e Estágio Curricular: Anos Iniciais/EJA. Assim, desenvolveu-se encontros de intervenção pedagógica para discussão e reflexão quanto ao ensino de Ciências da Natureza no ambiente natural, o ensino investigativo e as possibilidades práticas para os anos iniciais. Foram aplicados dois questionários, solicitadas propostas de planejamentos de atividades investigativas, entre as demais atividades que compõem o corpus da análise de dados. Acredita-se na importância de desenvolver pesquisas que atentem para a formação inicial do professor que ensina Ciências, e propiciem reflexões e diálogo quanto as diversas metodologias para desenvolver os conteúdos de Ciências de forma contextualizada e explorando o conato com a natureza, desde os Anos Iniciais da Educação Básica, visando proporcionar vivências práticas a criança, bem como, seu protagonismo no processo de ensino e aprendizagem.

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