O ESTUDO DE FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO: UMA INVESTIGAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DO ENFOQUE ONTOSSEMIÓTICO DO CONHECIMENTO E DA INSTRUÇÃO MATEMÁTICA

Valmir Ninow

Resumo


Apresentam-se neste trabalho os resultados, análises e reflexões em torno de uma investigação que teve como objetivo o desenvolvimento e a aplicação de uma proposta de estudos com foco no ensino e aprendizagem de Funções no Ensino Médio, sob a perspectiva do Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e da Instrução Matemática (EOS). A proposta de estudo buscou retomar, aprofundar e desenvolver conceitos, definições e procedimentos pertinentes a Funções, contemplando os seguintes tópicos: Função, Função Afim, Função Quadrática, Função Modular, Função Exponencial, Função Logarítmica e Funções Trigonométricas. O trabalho foi planejado e desenvolvido levando em consideração as indicações postas nos documentos oficiais, o currículo da escola, pesquisas na área, os significados de referência do objeto matemático Função e os aportes teóricos e metodológicos do Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e da Instrução Matemática. No que se refere à estrutura dos materiais de estudos, os mesmos eram compostos por conjuntos de situações-problema para cada tópico estudado, materiais construídos no Power Point, objetos de aprendizagem, vídeos pré-selecionados e uso do software Geogebra, além de, atividades de construção, manipulação e resolução de problemas. A proposta de estudo foi implementada junto a um grupo de 26 estudantes de um primeiro ano do Ensino Médio de uma Escola da Rede Privada de Educação do Município de Farroupilha/RS ao longo do ano de 2018. Os estudantes realizaram o trabalho em sala de aula, no laboratório de informática e em ambientes fora da escola. Buscando captar e registrar os dados produzidos ao longo da investigação, a pesquisa contou com a observação participante do pesquisador, questionários aplicados aos estudantes, a produção dos mesmos no desenvolvimento das atividades, articulados no contexto de uma pesquisa de base qualitativa. A análise produzida a partir da aplicação da proposta de estudo foi realizada, tomando como referência os componentes e indicadores da Idoneidade Didática, nível de análise proposto no âmbito do EOS. Assim, produziu-se uma análise voltada para a idoneidade do material produzido e disponibilizado, no que se refere a sua potencialidade frente à produção de conhecimentos, no âmbito das temáticas abordadas, dos recursos utilizados e da sua consonância e pertinência ao que está estabelecido nos documentos oficiais nacionais e ao currículo da escola e para os significados pessoais alcançados pelos estudantes frente ao material de estudo. As análises produzidas apontaram que a proposta atende aos pressupostos estabelecidos pelo EOS, no que se refere às dimensões epistêmica e cognitiva. O domínio progressivo de situações-problema envolvendo os diferentes tipos de funções e a utilização de diferentes formas de representação dos objetos matemáticos, bem como o estabelecimento de relações, se constituíram em pontos fortes na implementação da proposta junto aos estudantes. As maiores fragilidades foram encontradas no desenvolvimento e apresentação de argumentação matemática no enfrentamento de situações-problema e na produção de sínteses, tanto no que se refere ao material produzido como nos significados atribuídos e manifestados pelos estudantes. Já as dimensões interacional, emocional, ecológica e mediacional atingiram altas idoneidades em grande parte dos seus componentes e indicadores, ressaltando-se as interações entre os estudantes, com o material e com o professor/pesquisador, bem como o interesse no estudo e a diversidade de recursos utilizados. Considera-se que a proposta de estudos envolvendo Funções contemplou os componentes e indicadores da Idoneidade Didática do Enfoque Ontossemiótico de modo satisfatório e possibilitou aos estudantes uma forma de estudo diferenciada, onde cada um tem teve a possibilidade de seguir o seu ritmo de aprendizagem, retomando, aprofundando e desenvolvendo conceitos, noções, definições e procedimentos, visando à superação de eventuais conflitos e obstáculos no aprendizado de Funções.

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