OLHARES DA INCLUSÃO: ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE UMA ALUNA COM SÍNDROME DE JACOBSEN

ANA PAULA DE SOUZA COLLING

Resumo


A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN (Brasil, 1996), institui
que alunos com deficiência devem, preferencialmente, estudar em escolas regulares
e, a partir do Decreto nº 6571, Brasil (2008), as escolas de educação básica devem
garantir a matrícula para todos os alunos, pessoas com deficiência, transtornos
globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação em suas classes
regulares e no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esse cenário nas
escolas brasileiras, com a promoção de uma mudança de pensamento infere
assumir uma postura de educação inclusiva. Diante dessa perspectiva, optou-se por
uma investigação que busca contribuir no processo de inclusão escolar, de modo a
auxiliar professores e comunidade escolar na busca por uma educação para todos e
por todos. Temos como problema de pesquisa o seguinte questionamento: Como se
constitui o processo de aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Jacobsen, na
perspectiva da educação matemática? O objetivo geral foi investigar o processo de
aprendizagem de uma aluna diagnosticada com a síndrome na perspectiva da
educação matemática e mediado por diferentes sujeitos, apoiando-se nos objetivos
específicos: (a) analisar as ações e impressões de diferentes sujeitos na convivência
com a aluna, participante central desta pesquisa, em relação ao seu processo de
aprendizagem; (b) investigar as intervenções pedagógicas, a partir da disciplina de
Matemática, no desenvolvimento do processo de aprendizagem. A investigação
realizada é qualitativa, do tipo estudo de caso, consistindo no acompanhamento
escolar da aluna e coleta de dados por meio de documentos médicos e escolares,
entrevistas, filmagens, observações e análise de atividades realizadas pela aluna. A
investigação teve início no ano de 2014 e foi dividida em três momentos: a
sondagem em relação aos pareceres do 1º ao 4º ano, o 5º ano do Ensino
Fundamental e o movimento Escola Inclusiva – Escola Especial – Escola Inclusiva,
esse último devido a troca de escolas realizada pela aluna durante a pesquisa. Os
resultados, observados a partir de análise descritiva e de conteúdo, apontam para as
dificuldades de aprendizagem da aluna em relação aos conceitos matemáticos,
trazendo a busca pela adaptação curricular que auxilie o desenvolvimento de suas
potencialidades e respeite suas limitações. A análise dos resultados ainda aponta a
importância do acompanhamento contínuo em sala de aula, evidenciando a
necessidade da formação adequada dos professores para contribuir com o processo
de inclusão escolar e o papel da escola como um espaço de acolhimento aos alunos
com deficiência, constituindo-se em um ambiente que promova a aprendizagem e a
interação, cabendo também aos gestores das escolas e a administração pública,
atuar de forma a efetivar esse ambiente inclusivo. Infere-se, neste contexto, que a
tese propicie reflexões críticas sobre a educação inclusiva, considerando a trajetória
escolar da aluna, bem como os aspectos destacados pelos demais participantes da
pesquisa ao longo do processo investigativo.


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