UM ESTUDO DO PROCESSO DE INTERNALIZAÇÃO DE CONCEITOS DE ELETROMAGNETISMO UTILIZANDO SOFTWARE DE SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL TRIDIMENSIONAL

FERNANDO COLOMBY PIEPER

Resumo


Diante da histórica dificuldade que os alunos possuem a respeito dos temas que envolvem o Eletromagnetismo em Física, vários novos métodos de ensino desses conteúdos em sala de aula têm sido utilizados por professores na tentativa de melhorar o aprendizado das representações de determinados fenômenos. A representação tridimensional faz parte de muitos dos fenômenos Eletromagnéticos, e as Simulações Computacionais são ferramentas capazes de auxiliar no ensino destas representações. Por mais que existam muitos entusiastas do uso das TIC no Ensino de Ciências, poucos autores se dedicaram a investigar o impacto das simulações computacionais de temas relacionados ao Eletromagnetismo no ensino de Física. Com isso o presente trabalho busca investigar o impacto das Simulações Computacionais Tridimensionais nas habilidades relativas à visualização espacial da Força de Lorentz e se elas auxiliam no aprendizado de conceitos e resolução de problemas dessa área do Eletromagnetismo, tendo como alvo de pesquisa os futuros professores de Física. Para interpretar os dados obtidos tomamos como referencial teórico a Teoria da Mediação Cognitiva, que procura fornecer uma síntese teórica coerente de teorias psicológicas e estruturais de modo a produzir um modelo que explique o processamento de informações dentro e fora do cérebro. E como referencial epistemológico utilizamos as ideias de Larry Laudan, pois estas fundamentam a nossa escolha de referencial teórico por ligar o desenvolvimento científico à capacidade de resolver problemas. Durante as entrevistas os gestos dos alunos foram identificados e analisados e, a partir da metodologia utilizada, nos é permitido dizer que os estudantes evoluíram na sua compreensão sobre a Força de Lorentz demonstrando possuir uma visão mais dinâmica durante a explicação deste fenômeno Físico. Por mais que em alguns momentos estes utilizaram a Simulação Computacional como um coadjuvante para explicar problemas que envolviam temas de Eletromagnetismo onde muitas vezes os alunos utilizavam recursos que foram vistos em sala de aula na explicação destes fenômenos, entende-se que a utilização de uma Simulação Computacional contribui para o processo de ensino e aprendizagem desta lei da Física.
Palavras-chave: Ensino de Física. Simulações Computacionais. Força de Lorentz. Teoria da Mediação Cognitiva. Força Elétrica. Força Magnética.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.