DERIVADAS E SUAS APLICAÇÕES EM CURSOS DE ENGENHARIA NA PERSPECTIVA SOCIOEPISTEMOLÓGICA

ELISETE ADRIANA JOSÉ LUIZ

Resumo


Esta pesquisa é fundamentada na teoria Socioepistemológica, teoria está que se ocupa em estudar os fenômenos didáticos ligados ao conhecimento matemático, assumindo a legitimidade de todas as formas do saber, seja ele popular, culto, pois considera que, como um todo, constituem a sabedoria humana. Neste sentido buscou-se investigar temas de interesse para Derivadas e suas Aplicações nos Curso de Engenharia, com o seguinte problema de pesquisa: Como a teoria Socioepistemológica contribui para a mudança do Discurso Matemático Escolar na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral? O objetivo geral desta pesquisa foi investigar como mudar o discurso matemático vigente e utilizar o conceito de aula estendida nas aulas de Cálculo com a temática Derivadas e suas Aplicações em um curso de Engenharia da instituição Unidade Central de Educação FAEM Faculdade Ltda (UCEFF Faculdades), em Chapecó, Santa Catarina. Para alcançar o objetivo geral desta investigação, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: Para alcançar o objetivo geral, foram traçados os seguintes objetivos específicos: investigar como ocorre o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Derivadas e suas aplicações em cursos de Engenharias da UCEFF Faculdades, em Chapecó, Santa Catarina com base nos documentos institucionais e questionário aos professores; estudar a teoria da Socioepistemologia, visando aplicar os fundamentos no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Derivadas e suas aplicações em cursos de Engenharias; investigar a mudança do Discurso Matemático Escolar e a utilização do conceito de aula estendida para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Derivadas e suas aplicações em cursos de Engenharias, com a metodologia de aula estendida; implementar a proposta investigada com alunos matriculados na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I em um curso de Engenharia da Unidade Central de Educação FAEM Faculdade Ltda (UCEFF Faculdades), em Chapecó, Santa Catarina. Também, pesquisou-se como mudar o discurso matemático vigente na perspectiva da teoria Socioepistemológica, para compreendê-la e propor o desenvolvimento do conteúdo de Derivadas e suas Aplicações nos cursos de Engenharia. De acordo com a fundamentação teórica sobre Socioepistemologia que norteou as pesquisas da Matemática Educativa, indica-se a necessidade de contextualizar os conteúdos de Derivadas na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I de forma a propiciar ao estudante uma aprendizagem mais significativa e que seja possível integrar os conceitos matemáticos a situações da prática profissional. Nesse contexto, acredita-se que, desenvolvendo os conteúdos de Derivadas e suas Aplicações na perspectiva da teoria Socioepistemológica utilizando a metodologia de aula estendida atividades práticas, que envolvam aspectos relevantes para uma prática social, os estudantes conseguirão estabelecer relações entre a teoria e a prática. Para a escolha de tais temas, buscaram-se as contribuições de Cantoral (2013), Cantoral, Reys e Montiel (2014), Caballero e Moreno (2017), Cantoral e Farfán (1998). A metodologia buscou investigar o tema de interesse, que podem ser desenvolvidos no Ensino Superior para os conceitos de Derivadas e suas Aplicações nos cursos de Engenharias. O estudo permitiu a elaboração de uma sequência de atividades com situação problemas práticas com temas de interesse para engenharia os quais podem ser trabalhados dando significado ao conhecimento da disciplina, relacionando os conteúdos formais a situações práticas ou próprias do cálculo, podendo despertar a curiosidade dos estudantes para os conteúdos desenvolvidos, buscando formar sujeitos participativos, ativos e reflexivos na sociedade. Para isso, indicam-se caminhos para a prática docente, em sala de aula, através de trabalhos com atividades práticas. Os resultados indicam que é possível trabalhar Derivadas e suas aplicações na perspectiva da teoria Socioepistemológica utilizando a metodologia de aula estendida que resulta em aprendizagem significativa para o aluno de engenharia, sendo possível mudar o Discurso Matemático Escolar.
Palavras-chave: Socioepistemologia. Ensino Superior, Cálculo Diferencial. Derivadas e suas Aplicações. Engenharia.


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