ENSINO MÉDIO, LABORALIDADE E CONTRIBUIÇÕES PARA A SOCIEDADE: PROJETOS DE TRABALHO COM ÊNFASE EM SANEAMENTO BÁSICO

SIMARA RODRIGUES GHENO

Resumo


As transformações vivenciadas pela sociedade contemporânea desafiam a escola a repensar seu papel, priorizando o desenvolvimento de competências que possibilitem aprender constantemente para exercer seu papel social, incluindo a dinâmica laboral. Com base em tais premissas esta Tese investiga a contribuição dos projetos de trabalho, com ênfase no saneamento básico como foco na articulação entre os componentes curriculares do Ensino Médio e a sua aplicação laboral futura. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual da Região Metropolitana de Porto Alegre, RS envolvendo 32 alunos do Ensino Médio. A atividade de projetos de trabalho aplicada foi dividida nas etapas: “Pensando o Futuro” com a identificação dos temas de interesse dos estudantes, quanto à escolha profissional e a utilização dos conteúdos abordados na escola; na etapa “Saneamento Básico” e “Formação Profissional”, com os temas de interesse abordados em atividades contextualizadas com pesquisa, reflexão e discussão; na etapa “Contribuição Social”, com a socialização dos resultados e das atividades realizadas no projeto. Os dados foram coletados e analisados ancorados nos pressupostos dos Métodos Mistos e com o Design Multiestágios, integrando aspectos quantitativos como os Testes Kruskall-Wallis e Mann Whitney e qualitativos, como a Análise de Conteúdo. As atividades realizadas possibilitaram compreender que a metodologia de projetos de trabalho oportuniza a abordagem contextualizada dos conteúdos previstos para o Ensino Médio, de forma interdisciplinar e aliada aos interesses dos alunos, especialmente no que se refere às incertezas quanto às atividades laborais futuras. Destaca-se ainda, a congruência aos quatro pilares da educação em que “aprender a conhecer” se refere à aquisição dos instrumentos da compreensão; “aprender a fazer” envolve agir sobre o meio; “aprender a viver juntos” sugere a participação e a cooperação com os outros em todas as atividades humanas; e “aprender a ser” integra os três precedentes. No que se refere à compreensão dos alunos quanto à participação profissional desejada frente à problemática ambiental, especialmente ao saneamento básico, constatou-se a necessidade de uma abordagem diferenciada que promova de forma mais explícita a associação entre as práticas educativas realizadas na escola e os desafios futuros, tendo em vista que os estudantes compreenderam de forma mais clara os benefícios das atividades da escola apenas após a realização do projeto.
Palavras-chave: Ensino Médio. Projetos de Trabalho. Contextualização. Laboralidade. Saneamento Básico.


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