UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE OS MECANISMOS EXTERNOS DE MEDIAÇÃO E SITUAÇÕES-PROBLEMA DE ELETROSTÁTICA, EM UMA DISCIPLINA DE FÍSICA GERAL EM NÍVEL UNIVERSITÁRIO

GRACIELA PAZ MEGGIOLARO

Resumo


Este trabalho apresenta uma investigação no ensino de Física, mais especificamente em
eletrostática, que está relacionada aos fenômenos elétricos estacionários, ou seja, cargas
elétricas que se encontram em repouso diante de um sistema inercial de referência sendo
apresentada de forma anterior ao estudo dos fenômenos magnéticos. No entanto, o seu
entendimento conceitual ainda causa um desconforto nos alunos, tendo em vista os elementos
complexos de interpretação baseados em cargas e partículas. Estes obstáculos de aprendizagem
enfrentados pelos alunos em relação aos conceitos de carga elétrica, campo elétrico e força
elétrica não podem ser analisados separadamente, visto que um único conceito não se refere a
um só tipo de situação, onde estes conceitos não são isolados, mas entrelaçados entre sí. Diante
desse cenário, investigamos de que maneira o aluno utiliza as mediações como suporte para
resolver determinadas situações-problema e a relação entre elas no campo conceitual da
eletrostática. Adotamos o referencial teórico da Teoria da Mediação Cognitiva (TMC) em
relação ao mecanismo externo de mediação e a Teoria dos Campos Conceituais (TCC) com às
situações-problema. Os resultados foram obtidos após as análises realizadas sobre os pré-testes,
pós-testes e gestos descritivos obtidos das imagens de vídeo, gravadas durante as entrevistas do
pós-teste, a partir da metodologia qualitativa de tipo estudo de caso. Nossa análise constituiuse
na discussão dos conceitos de eletrostática separadas em dois experimentos em que, no
experimento piloto, quatro alunos evidenciaram imagens mentais ligadas diretamente ao
professor, ou seja, oriundas da interação social e cultural que os alunos tiveram com os seus
respectivos docentes em sala de aula. E, no experimento definitivo, cinco alunos emergiram
novos mecanismos externos de mediações, uma vez que cada estudante apresentou indícios de
diferentes mediações, baseados no mesmo conceito, apontando que, para ocorrer uma
modificação e/ou construção de drivers e imagens mentais no campo conceitual da eletrostática,
predominou o conjunto da mediação social, cultural e hipercultural.
Palavras-chave: Campo elétrico; Eletrostática; GeoGebra; Teoria da Mediação Cognitiva;
Teoria dos Campos Conceituais.


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