SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ELETRÔNICAS COM FERRAMENTAS METACOGNITIVAS NO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL E PORTUGAL: CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO

CAROLINE MEDEIROS MARTINS DE ALMEIDA

Resumo


O Ensino Superior tem sofrido inúmeras mudanças com relação à forma como é disponibilizado para os alunos, demonstrando uma necessidade de reflexão com relação às metodologias de ensino adotadas e das ferramentas utilizadas para o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que a função dos professores também tem mudado, passando de transmissores de conhecimento para mediadores e facilitadores do conhecimento. Nesse sentido, entendemos que buscar uma forma ativa de aprendizado por parte dos estudantes, auxilia-os a se tornarem cada vez mais autorreguladores, facilitando aprendizagens significativas. Nesse contexto, esta tese refere-se ao estudo do processo de ensino e aprendizagem, utilizando sequências didáticas eletrônicas com ferramenta metacognitiva, baseadas nas Tecnologias Digitais no Ensino Superior. Assim, o presente estudo buscou responder à seguinte questão: como a utilização de sequências didáticas eletrônicas com ferramentas metacognitivas baseadas nas Tecnologias Digitais pode contribuir para melhorar o desempenho acadêmico e a aprendizagem significativa de alunos do Ensino Superior do Brasil e de Portugal? O objetivo da pesquisa foi investigar as possíveis contribuições de sequências didáticas eletrônicas com ferramentas metacognitivas, utilizando as Tecnologias Digitais no desempenho acadêmico e na aprendizagem significativa de alunos do Ensino Superior do Brasil e Portugal. Para responder a essa pergunta, elencamos cinco objetivos específicos: pesquisar diferentes tipos de Tecnologias Digitais para utilizá-las como recursos para o ensino e aprendizagem; desenvolver sequências didáticas eletrônicas, utilizando as Tecnologias Digitais; analisar o perfil pessoal, de estudos e tecnológico dos alunos e averiguar as diferenças desses perfis entre os alunos brasileiros e portugueses; avaliar o desempenho acadêmico, analisando a atuação dos alunos que participaram totalmente das atividades digitais com aqueles que participaram parcialmente ou não participaram das atividades digitais; e avaliar o grau de satisfação dos alunos em relação aos instrumentos utilizados, por intermédio da aplicação de questionários. Para dar suporte teórico à pesquisa, organizamos seu referencial em três partes: Ensino de Biologia e Tecnologias Digitais, Teoria da Aprendizagem Significativa e Revisão de Estudos Empíricos. O tipo de pesquisa foi o estudo de caso, envolvendo situações de estudo de múltiplos casos e, para análise dos dados, utilizamos a abordagem dos métodos mistos, que combina os métodos quantitativo e qualitativo. Participaram da pesquisa 156 estudantes da Universidade Luterana do Brasil, uma universidade brasileira privada, e da Universidade do Porto, uma universidade portuguesa pública. Os alunos participaram da pesquisa de formas distintas, conforme suas presenças nas aulas e participações nas atividades. Os dados coletados para análise foram: questionários de mapeamento das turmas, avaliação prévia de conhecimentos, participação dos alunos nas atividades, notas das provas, mapas conceituais e questionários da atividade reflexiva. A análise dos dados dos questionários foi baseada na estatística descritiva, a avaliação do desempenho acadêmico foi baseada em testes estatísticos, e os mapas conceituais foram categorizados. Os resultados sugerem uma melhora no desempenho acadêmico, uma vez que os alunos que passaram integralmente pelas atividades tiveram um bom rendimento nas avaliações. A ferramenta metacognitiva mapas conceituais auxiliou no processo metacognitivo, possibilitando aos alunos organizar seus conhecimentos, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.

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