CONTRIBUIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DE UMA UNIDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM (UEA) PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL

DANIELLE DOS SANTOS RODRIGUES

Resumo


A pesquisa aqui apresentada tem por objetivo investigar as possíveis contribuições do uso de uma Unidade de Ensino e Aprendizagem (UEA), no desenvolvimento de conceitos da Geometria Espacial de um grupo de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola do município de Canoas/RS. A investigação, teve como base o desenvolvimento e aplicação do que se denominou de Unidade de Ensino e Aprendizagem (UEA). Essa unidade foi organizada, em três temáticas: Geometria de Posição; Noções Primitivas e Conhecimentos Básicos; Poliedros: Pirâmide e Prisma. A Unidade de Ensino e Aprendizagem foi aplicada junto a um grupo de 40 estudantes de uma turma terceiro ano do Ensino Médio diurno, em doze encontros de cinquenta minutos cada. A investigação, inserida em uma perspectiva qualitativa, contou com um conjunto de instrumentos de coleta de dados os quais foram sendo aplicados ao longo do trabalho visando captar elementos da aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes no que se refere aos conhecimentos geométricos. Teoricamente a investigação tomou como referência aportes e pesquisas que discutem o ensino e a aprendizagem da Geometria, particularmente os relacionados à utilização de recursos das tecnologias digitais. Ainda, no que se refere, especificamente, ao trabalho com a Geometria, o modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele foi tomado como referência para a constituição da UEA, assim como para a análise dos dados advindos da aplicação da mesma. A partir da aplicação da unidade, os resultados oriundos do processo investigativo apontam que o recurso a tecnologia, particularmente a utilização do software GeoGebra, potencializou o trabalho dos estudantes com a Geometria, uma vez que possibilitou a visualização, construção e movimentação de diferentes objetos geométricos permitindo aos estudantes identificar propriedades, analisar, conjecturar e propor soluções. A análise produzida a partir dos constructos do modelo de Van Hiele permitiu perceber um avanço dos estudantes do nível de visualização (nível 1) para o nível de análise (nível 2), bem como indícios da transição desse nível para o de dedução informal (nível 3). Dificuldades enfrentadas ao longo da aplicação da UEA, como a não possibilidade de utilização do livro didático e a redução da carga horária para a aplicação, revelou com maior intensidade o grande potencial para a utilização de ferramentas de tecnologias digitais no estudo da Geometria. Os desafios e experiências vivenciadas ao longo da aplicação da UEA, bem como dos resultados obtidos, levou ao desenvolvimento de um objeto educacional que se denominou de GEOE (Geometria Espacial) o qual, entende-se, pode se constituir em material de apoio para professores e estudantes.

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