A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: POSSIBILIDADES EM UM CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA

URSULA TATIANA TIMM

Resumo


Esta pesquisa busca investigar possibilidades de inclusão de atividades de Extensão Universitária no currículo do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), considerando que o governo brasileiro, por meio da Lei nº 13.005/2014 e da Resolução nº2/2015, estabeleceu a participação da extensão no processo de integralização curricular nos cursos de graduação. A Extensão Universitária é uma forma de interação entre a universidade e a comunidade na qual está inserida, buscando beneficiar ambas as partes: a universidade compartilha conhecimentos com a comunidade e, em contrapartida, aprende com esta, sobre seus valores, sua cultura, suas necessidades e seus anseios. A investigação fundamenta-se teoricamente nas temáticas Extensão Universitária e formação inicial de professores que ensinam Matemática. Este trabalho se configurou por um estudo de natureza qualitativa, caracterizado como estudo de caso, em que os instrumentos de coleta de dados foram: questionários, observações das interações dos acadêmicos durante a realização de um experimento de extensão e registros do desenvolvimento das atividades realizadas por intermédio de fotografias, vídeos e relatórios; e os sujeitos foram acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da ULBRA. O desenvolvimento desta pesquisa contemplou, de forma integrada, quatro ações: (1) investigação do perfil e das concepções dos acadêmicos sobre Extensão Universitária e o quanto se sentiam comprometidos com a divulgação dos conhecimentos adquiridos na universidade para a comunidade escolar, através da aplicação de um questionário de pesquisa; (2) investigação de ações que possam ser utilizadas em um experimento de Extensão Universitária a ser realizado na formação inicial de professores de Matemática; (3) implementação de um projeto de Extensão Universitária, e (4) aplicação de instrumento de pesquisa, após a conclusão do projeto, a fim de verificar se ocorreram mudanças em relação às concepções sobre a Extensão Universitária e no quanto os acadêmicos se sentem comprometidos com a divulgação dos conhecimentos adquiridos na universidade para a comunidade escolar, bem como, para avaliar o experimento realizado. Como resultado do projeto empreendido foram realizadas cinco ações extensionistas, atendendo um público de 270 estudantes de Ensino Básico, professores e futuros professores; por meio das quais pode-se observar que as atividades extensionistas possibilitam, aos acadêmicos, a aproximação entre a teoria e a prática, a construção de conhecimentos e o experimento de estratégias educacionais que podem ser utilizadas em suas futuras práticas pedagógicas. Os resultados obtidos e as reflexões realizadas levam a considerar que uma das possibilidades viáveis para a inserção de atividades extensionistas no currículo do curso de Licenciatura em Matemática da ULBRA é a modalidade de projetos de extensão. Propõe-se que essas atividades sejam vinculadas às componentes curriculares, em projetos “guarda-chuva”, com objetivos amplos em relação a uma determinada temática e com atividades a serem realizadas em diversas disciplinas, por grupos heterogêneos. Acredita-se, portanto, que a Extensão Universitária é um meio facilitador do processo de ensino e aprendizagem, visto que ela favorece a investigação e proporciona maior protagonismo do estudante em seu processo de aprendizagem, promovendo a pesquisa, o planejamento de oficinas pedagógicas, a autoaprendizagem e a possibilidade de desenvolver a formação de profissionais mais criativos, capazes de planejar, avaliar e replanejar, inovar, prever situações novas e resolver problemas de acordo com as necessidades da comunidade escolar.

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