ESTUDO DA TEMÁTICA ALIMENTAÇÃO HUMANA NUMA PERSPECTIVA MULTIDIMENSIONAL: UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CAMILA MARIA BANDEIRA SCHEUNEMANN

Resumo


Entre as diversas temáticas estudadas no Ensino de Ciências está a alimentação humana. No entanto, na maioria das situações em que este assunto é abordado em sala de aula, acaba por ocupar-se dos aspectos fisiológicos, anatômicos e bioquímicos, em detrimento de outros fatores, como a produção e distribuição de alimentos, os resíduos alimentares e os impactos destes processos. Esta pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, realizada no decorrer de 2016 e 2017, teve por objetivo investigar as contribuições/ implicações do estudo da alimentação humana, a partir de uma perspectiva multidimensional, na aprendizagem dos alunos. Os participantes foram 15 alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Ajuricaba/RS. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários, aplicados pré e pós-atividade, composto por 20 questões abertas cada um. Além disso, uma intervenção didática a partir da utilização de hipertexto digital construído e utilizado na plataforma Wix foi realizada entre a pré e a pós-atividade contemplando a temática “Alimentação e Nutrição Humana”, a mesma considerada nos questionários aplicados aos participantes. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo de Bardin. Foi possível constatar que os alunos possuíam certo entendimento prévio da multiplicidade de aspectos referentes à alimentação humana. Algumas concepções apresentadas pelos alunos foram mais espontâneas, enquanto outras apresentaram-se mais profundas e condizentes com as noções científicas associadas, ainda que passíveis de aprofundamento. Após a intervenção, constatou-se que os estudantes ampliaram sua compreensão sobre o tema, passando a perceber a alimentação como um processo mais globalizador, de maneira mais condizente com a perspectiva multidimensional. Como recurso, o hipertexto digital atuou como mediador na intervenção realizada, mostrando-se um potencializador eficaz da aprendizagem.
Palavras–


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.