A MATEMÁTICA E A INTER-RELAÇAO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

CLÁUDIO CRISTIANO LIELL

Resumo


O presente estudo, de caráter qualitativo, analisa as implicações de um trabalho de formação continuada em educação ambiental e educação matemática com oito professores de matemática da rede municipal e estadual do município de São Sebastião do Caí - RS. O trabalho com a questão ambiental nas aulas de matemática, depara-se com a falta de formação e de conhecimento dos professores para um trabalho efetivo nessa área, portanto, esta pesquisa investigou como a formação continuada em educação ambiental e em matemática pode dar subsídio teórico-prático que influencie nas práticas de sala de aula dos professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental com a temática ambiental e contribuir para a formação da consciência ambiental nos alunos. Durante a formação, foram elaboradas propostas de trabalho envolvendo matemática e a temática ambiental, que foram desenvolvidas nas turmas dos anos finais do ensino fundamental de seis escolas do município citado. Entre os aportes teóricos que sustentam esta pesquisa, salienta-se o pensamento de Fiorentini e Lorenzato (2006, 2007), Perez (1999, 2002), Schön (1992, 2000), Imbernón (2002, 2006), Carvalho (2001, 2012), Lima (2009), Guimarães (2000), Cool (2006), Skovsmose (1994), Penteado (2010) e Behrens (1996), além das considerações dos PCN (Brasil, 1998). Utilizou-se, como instrumental de investigação e coleta de dados com os sujeitos participantes, diário de observação do pesquisador, ficha síntese de observação dos professores e questionários com perguntas abertas aplicados aos professores e alunos. O desenvolvimento desta pesquisa, mostrou a importância da realização de trabalhos que envolvem educação matemática e educação ambiental na formação continuada de professores de matemática, pois ficou evidenciado que a formação deu subsídios aos professores para um trabalho com a temática ambiental nas aulas de matemática, instrumentalizando-os com a construção de atividades que relacionaram os conteúdos formais à preocupações ambientais da realidade. Os alunos das turmas em que foram desenvolvidas as atividades, participaram com entusiasmo das aulas de matemática, expressaram uma ampliação nos conhecimentos e também, mudaram suas convicções e opiniões referentes aos cuidados com meio ambiente.

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