O ENSINO DA ARITMÉTICA NAS ESCOLAS PAROQUIAIS CATÓLICAS E NO GINÁSIO Nª Sª DA CONCEIÇÃO DE SÃO LEOPOLDO NOS SÉCULOS XIX E XX SOB A ÓPTICA DOS JESUÍTAS

SILVIO LUIZ MARTINS BRITTO

Resumo


A presente pesquisa histórica aborda o ensino da Aritmética nas escolas paroquiais
católicas e no Ginásio Nossa Senhora da Conceição, dos jesuítas, em São
Leopoldo, no Rio Grande do Sul, na segunda metade do século XIX e início do
século XX. Por meio de um estudo histórico e documental, objetiva-se investigar
como a Aritmética era ensinada no “Ginásio Nª Sª da Conceição” desde a sua
origem em 1869 até o encerramento de suas atividades em 1912 com a
promulgação da Lei Rivadávia Corrêa. A análise documental está baseada em
autores que dissertam sobre a pesquisa histórica, o sistema de ensino no Brasil e as
reformas, o livro didático como fonte de informação histórica, a História da
Matemática e a Educação Matemática, a ideia de redes escolares, interculturalidade,
a história oral, o ensino tradicional e o método intuitivo e a análise de conteúdos. Já
a fundamentação teórica, está centrada nos trabalhos desenvolvidos pelos jesuítas
junto às escolas paroquiais e na criação de uma rede de ginásios na região, entre
eles o “Ginásio Nª Sª da Conceição”. Para dar sustentação à investigação, fez-se um
estudo em relação à origem da Companhia de Jesus no século XVI, o modelo
pedagógico de ensino, a Ratio Studiorum, além dos trabalhos desenvolvidos pela
Ordem em relação ao ensino das ciências modernas, entre elas o ensino da
Matemática, relato apresentado através de seus colégios. Realizou-se um estudo
baseado em relatórios do Ginásio Conceição através dos programas de ensino, em
entrevistas com padres jesuítas e pesquisadores, análise de dois livros de Aritmética
das escolas paroquiais de Matheus Grimm e quatro livros de Aritmética utilizados no
Ginásio, dois deles editados por jesuítas e outros dois pelas professoras do Colégio
São José das Irmãs Franciscanas, para o ensino dessa disciplina. A análise dos
livros de Aritmética estrutura-se a partir de um instrumento construído com quatro
unidades de análise e respectivas categorias, baseando-se na análise de conteúdo
de Bardin. O resultado dessa análise é marcado por uma forte tendência do método
de ensino da Aritmética através da educação jesuíta pautada pela Ratio Studiorum
nas escolas paroquiais e no Ginásio Conceição.


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