MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, UTILIZANDO A MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA.

Andréa de Azevedo Eick

Resumo


Este trabalho abordou a questão de Mapas Conceituais como Ferramenta
Educacional para a Educação Ambiental, utilizando a modalidade de Ensino a
Distância. Como objetivos principais alcançamos os seguintes: desenvolver Mapas
Conceituais como ferramenta educacional direcionada à Educação Ambiental;
envolver temas vinculados à Educação Ambiental nas atividades de ensino e
aprendizagem, usando a modalidade de Educação a Distância; realizar uma
sondagem com a amostra utilizando, via Internet, um instrumento de coleta de dados
com questões envolvendo uma síntese dos temas abordados na pesquisa, prevendo
a avaliação dos aspectos afetivos, cognitivos e motivacionais, diante dos
fundamentos dos conteúdos desenvolvidos; implementar os conteúdos referentes à
Educação Ambiental, Educação a Distância e Mapas Conceituais, oriundos do
diagnostico existente, usando a modalidade de Ensino a Distância e Mapas
Conceituais como ferramenta, para a melhor compreensão dos princípios da
Educação Ambiental e realizar um processo de validação através do uso de
instrumento que possibilite a avaliação comportamental da amostra, comparando o
comportamento de entrada (sondagem) e o de saída (instrumento de feedback), na
busca de indicadores para a validade da ferramenta e processos desenvolvidos.
Para o seu desenvolvimento utilizou-se um diagnóstico prévio oriundo de estudos e
pesquisas realizadas pela ULBRA e/ou em parcerias, na área ambiental, onde se
participou de forma direta e/ou indireta (Estância Velha, Cachoeira do Sul e no
Programa PRÓ-CIÊNCIAS- MEC/SEC). O diagnóstico indicou a necessidade de
buscarem-se alternativas que pudessem atingir com maior rapidez e eficiência a
população em geral, principalmente devido à situação ambiental no contexto atual.
Para atender as necessidades levantadas no diagnóstico propôs-se a construção de
um curso na modalidade a distância, via Internet, onde se abordaria questões sobre
Ensino a Distância, Educação Ambiental e Mapas Conceituais. O curso foi
desenvolvido num Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), na plataforma
WebAula


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.