UM EXPERIMENTO COM FRAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE XINGUARA ESTADO DO PARÁ

Luciano Teles Bueno

Resumo


O presente trabalho descreve o processo realizado na investigação com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental oriundos das Escolas Públicas do município de Xinguara, Pará, que necessitavam de recuperação paralela com o conteúdo de Frações. A investigação se baseia na reaplicação de uma sequência didática eletrônica desenvolvida por Monteiro (2013), que apresentou seus resultados na dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), utilizando o Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem (SIENA). O SIENA é um sistema de apoio ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de um conteúdo qualquer, desenvolvido pelo convênio de pesquisa entre o Grupo de Estudos Curriculares de Educação Matemática (GECEM), do PPGECIM da ULBRA, com o Grupo de Tecnologias Educativas da Universidade de La Laguna (ULL), Tenerife, Espanha. O objetivo deste trabalho foi investigar o ensino de Frações em Xinguara/Pará e os estudantes que realizaram estudos de recuperação com os conceitos de Frações, utilizando uma sequência didática eletrônica de Frações, desenvolvida por Monteiro (2013), mostrando as potencialidades desta sequência para a recuperação de conteúdos para os alunos que apresentavam dificuldades de aprendizagem com Frações. A pesquisa foi desenvolvida em cinco etapas. Na primeira etapa foi realizada uma análise documental nas escolas que possuem os anos finais do Ensino Fundamental em Xinguara, com a função de diagnosticar e estabelecer um perfil das Escolas Públicas da Rede Municipal que oferece o 7º ano do Ensino Fundamental. Apurou-se o número de alunos matriculados, os resultados do IDEB, a infraestrutura das escolas, bem como, a infraestrutura dos laboratórios de informática. Na segunda etapa a investigação foi voltada aos professores de Matemática, estabelecendo o perfil dos mesmos e as metodologias utilizadas no ensino do conteúdo de Frações. Na terceira etapa foram investigados os alunos, identificando a quantidade de alunos e se há alunos repetentes e/ou em dependência de estudos na disciplina de Matemática. Na quarta etapa foi investigado o tema Frações e a reaplicação de uma sequência didática eletrônica, com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental das escolas do município de Xinguara, buscando superar as dificuldades de aprendizagem destes estudantes. Foi desenvolvido um experimento, na plataforma SIENA, com 29 alunos de duas turmas do 7º ano de uma escola pública do município de Xinguara, que foram selecionados devido às dificuldades apresentadas no primeiro bimestre de 2015, no conteúdo de Frações. Na quinta etapa apresenta-se a análise dos dados coletados na pesquisa. Os resultados encontrados mostraram que os alunos, participantes do experimento, apresentaram maior dificuldade em comparação de Frações, seguido pelos conteúdos de adição e subtração de Frações, conceito de Frações e tipos de Frações, contudo o último conteúdo sobre resolução de problemas com Frações os estudantes apresentaram bom rendimento, demonstrando que obteve-se resultados positivos no estudo dos conceitos anteriores na sequência didática eletrônica na plataforma SIENA. Os alunos demonstraram, no primeiro momento, dificuldades na utilização das TIC e, consequentemente, na utilização da sequência didática eletrônica, também, os professores demonstraram conhecimento limitado das tecnologias para promover o ensino do conteúdo de Frações com o uso das TIC, tornando assim uma dupla ideia de resistência ao tema pesquisado pela utilização das TIC. Porém, foi possível verificar que a aplicação da sequência didática eletrônica foi positiva, possibilitando avanços significativos na compreensão do conteúdo de Frações para estes alunos. Os resultados demonstram a importância da
utilização de recursos tecnológicos no sistema municipal de ensino do município de Xinguara, Pará.


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