O ENSINO DE CIÊNCIAS DE 1ª A 4ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESENVOLVENDO TEMAS GERADORES COM ÊNFASE NOS PRINCÍPIOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Vitor Hugo Araújo Acunha

Resumo


O presente trabalho teve a finalidade de investigar a implementação de uma
proposta para a disciplina de Ciências nas séries iniciais do fundamental, a partir de
temas geradores, baseada em atividades transversais para os conteúdos de
Ciências, enfatizando o Desenvolvimento Sustentável de forma reflexiva e crítica,
buscando a identificação de novos indicadores para o processo de ensino e
aprendizagem, baseados em uma nova estrutura para a Educação em Ciências.A
população alvo foi constituída de professores da rede de ensino da Região
Carbonífera do Rio Grande do Sul, onde foi utilizada uma amostra de sessenta (60)
professores para a coleta de dados, que se baseou em um instrumento de pesquisa,
do tipo questionário, com doze (12) questões, com o objetivo de investigar qual a
posição dos professores sobre o tema Desenvolvimento Sustentável e a
possibilidade de sua aplicação nas atividades diárias de sala de aula. As respostas
às questões foram relevantes, pois mostraram a disponibilidade dos professores
para a aceitação de novas propostas, mas também mostrou a necessidade e o
desejo de uma atualização porque faltam subsídios, o que traz insegurança para um
novo trabalho. Após a coleta e análise dos dados foi elaborada a proposta e aplicada
na 4ª série do fundamental do Instituto Estadual de Educação Vasconcelos Jardim –
General Câmara – RS. O trabalho foi desenvolvido apenas na 4ª série, visto que os
conteúdos desenvolvidos na escola são os mesmos em todas as séries, o que varia
é o enfoque e os aprofundamentos; portanto, a série escolhida faz o fechamento dos
quatro (4) primeiros anos de escolaridade. Também foi relevante a participação da
professora e dos alunos desta turma, que sempre mostraram interesse e
disponibilidade.Ao encerrar a aplicação da proposta, podemos concluir que é viável
a introdução de um novo paradigma para o ensino de ciências nas séries iniciais do
fundamental, através de temas geradores com ênfase nos princípios do
Desenvolvimento Sustentável, pois este torna os alunos mais críticos, preocupados
com o meio onde vivem e, acima de tudo, tornam a aprendizagem significativa.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.