HORIZONTES QUE SE ABREM AO PROCESSO EDUCACIONAL MATEMÁTICO QUANDO SE UTILIZAM ATIVIDADES-COM-CALCULADORA-HP50g: UM ESTUDO COM FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS

Madalena da Rocha Pietzsch

Resumo


A  presente  pesquisa  teve  como  objetivo  investigar  os  horizontes,  em  termos cognitivos,  que  se  abrem  ao  processo  educacional  matemático  quando  são utilizadas  atividades  envolvendo  funções  trigonométricas  cujo  design  foi  específico em  termos  de  uso  de  tecnologia.  Ao  utilizar  atividades-com-Calculadora-HP50g (atividades que não podem ser desenvolvidas sem o uso da Calculadora ou que são potencializadas  por  esse  uso,  conforme  Rosa  e  Seibert  (2010))  questionamos:  de que  forma  os  objetivos  pedagógicos  pensados  para  as  atividades  foram  ou  não cumpridos  para  o  estudo  de  funções  trigonométricas?  Como  a  especificid ade  do design  se  mostra  na  realização  das  atividades  e  no  processo  educacional matemático?  Nesse  ínterim,  as  atividades  utilizadas  nesta  pesquisa  foram desenvolvidas anteriormente,  na dissertação de mestrado de Nunes (2011), o qual investigou  o  próprio  pro cesso  de  desenvolvimento  (design)  dessas  atividades  por parte  de  um  professor  de  matemática.  Assim,  realizamos  as  atividades desenvolvidas por Nunes (2011)  com  alunos  dos Cursos de Engenharia do Centro Universitário Luterano de Manaus, na disciplina de Cálculo I, para  investigar  como se  mostra  o  processo  educacional  matemático  quando  são  utilizadas  atividadescom-Calculadora-HP50g  envolvendo  funções trigonométricas.  A pesquisa  de cunho qualitativo  buscou,  por  meio  dos  relatos  escritos  e  dos  diálogos  entre  a lunos  e  a professora/pesquisadora,  identificar  indícios  do  processo  educacional  em  torno  da exploração dessas atividades  e  vislumbrar  os  horizontes que se abrem ao  processo educacional  matemático  em  termos  cognitivos  (entendidos,  nessa  pesquisa,  como possíveis  ações de aprendizagem  (MALTEMPI, 2004; ROSA, 2008)).  Os  resultados revelam que o processo educacional matemático se mostra por meio das ações de aprendizagem  do  Turbilhão  de  Aprendizagem  (ROSA,  2008),  uma  vez  que, depuração  compartilhada,  descrição/expressão,  execução  compartilhada  e reflexão/discussão  de  ideias  ocorrem  ao  realizarmos  atividades -com-calculadoraHP50g  e,  a  partir  disso,  pudemos  identificar  as  especificidades  dessas  ações  ao longo  desse  processo  de  investigação ,  enquanto  buscávamos  entender  como  se comportavam  os  alunos  cognitivamente  diante  das  atividades-com-calculadoraHP50g.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.