ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: SIGNIFICADO DA CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MÁTEMÁTICO
Resumo
O presente trabalho se  constitui em uma investigação sobre o significado da contextualização no âmbito  da  Matemática,  do  seu  ensino  e  da  sua  aprendizagem,  considerando  a  estrutura  atual  do currículo de Matemática no Ensino Médio e as demandas que emergem da escola nesse nível de ensino.  Buscando  desvelar  tanto  aspectos  teóricos  quanto  práticos  da  temática  apontada,  a investigação  se  insere  em  uma  perspectiva  qualitativa,  sendo  que  o  percurso  metodológico estabelecido foi estruturado em três etapas. Em um  primeiro momento foi realizada pesquisa para embasamento  teórico  da  investigação,  onde  foram  abordadas  as  concepções  de  conhecimento matemático, sob as óticas filosóficas e pedagógicas, e a análise do significado da contextualização no  processo  de  ensino  e  aprendizagem  da  Matemática, bem  como  de  suas  possibilidades  de concretização  no  âmbito  do  Ensino  Médio.  Posteriormente  realizou-se  uma  análise  crítica  e reflexiva, a partir das questões que compõem a prova de Matemática e suas Tecnologias dos anos de 2009 e 2010 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), tendo como foco as competências e habilidades abordadas, conhecimentos/conteúdos aos  quais as questões se referem e a natureza da contextualização quando presente. Com relação  a competências  e habilidades,  a análise realizada aponta que, de modo geral, todas as competências damatriz estão presentes nas provas analisadas. Porém,  observou-se  que  as  habilidades  não  foram  exploradas  de  forma  equitativa  nas  provas  em 
estudo, havendo em uma mesma prova, questões que sereferiam a uma determinada habilidade em detrimento de outra. A análise dos conhecimentos/conteúdos indicou a presença significativa de questões que envolviam conhecimentos elementares dearitmética, sendo escassas as questões que exigiam conhecimentos algébricos. A natureza da contextualização, no âmbito das questões das provas, está restrita a aplicação de conteúdos conceituais matemáticos elementares em atividades relacionadas a situações do cotidiano e, em situações pontuais, a problemas e fenômenos que emergem de outras áreas do conhecimento. Por fim, tomando como referência esses resultados, na terceira fase da investigação, desenvolveu-se uma intervenção didática junto a um grupo de alunos
do 2º ano do Ensino Médio, cujo objetivo consistiu em estruturar, analisar e investigar os resultados de um conjunto de atividades sobre Logaritmos tendo como foco a contextualização no sentido apontado pelas reflexões teóricas realizadas na primeira etapa. As atividades foram desenvolvidas tendo como foco elementos da teoria musical, chegando-se a construção de um modelo para a Função Logarítmica, bem como a construção de um instrumento musical chamado Vibrafone, utilizado pelos estudantes para executar peças musicais. A investigação apontou que a referida intervenção didática estimulou o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos/procedimentos matemáticos os quais enfatizam a exploração, a descoberta, a formulação de conjecturas, o raciocinar logicamentee o estabelecimento de generalizações acerca de Progressões Geométricas, aplicações e manipulação algébrica das propriedades operatórias dos Logaritmos, Funções Logarítmicas e conceitos iniciais de Acústica. Ancorados nestes resultados considera-se que os resultados da investigação evidenciam que foi possível contemplar o desenvolvimento de conhecimentos práticos e contextualizados, onde o critério central da contextualização oportunizou conexões entre conceitos matemáticos tanto no que diz respeito a suas aplicações quanto a sua constituição enquanto conteúdo de conhecimento a ser desenvolvido em nível médio.
		estudo, havendo em uma mesma prova, questões que sereferiam a uma determinada habilidade em detrimento de outra. A análise dos conhecimentos/conteúdos indicou a presença significativa de questões que envolviam conhecimentos elementares dearitmética, sendo escassas as questões que exigiam conhecimentos algébricos. A natureza da contextualização, no âmbito das questões das provas, está restrita a aplicação de conteúdos conceituais matemáticos elementares em atividades relacionadas a situações do cotidiano e, em situações pontuais, a problemas e fenômenos que emergem de outras áreas do conhecimento. Por fim, tomando como referência esses resultados, na terceira fase da investigação, desenvolveu-se uma intervenção didática junto a um grupo de alunos
do 2º ano do Ensino Médio, cujo objetivo consistiu em estruturar, analisar e investigar os resultados de um conjunto de atividades sobre Logaritmos tendo como foco a contextualização no sentido apontado pelas reflexões teóricas realizadas na primeira etapa. As atividades foram desenvolvidas tendo como foco elementos da teoria musical, chegando-se a construção de um modelo para a Função Logarítmica, bem como a construção de um instrumento musical chamado Vibrafone, utilizado pelos estudantes para executar peças musicais. A investigação apontou que a referida intervenção didática estimulou o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos/procedimentos matemáticos os quais enfatizam a exploração, a descoberta, a formulação de conjecturas, o raciocinar logicamentee o estabelecimento de generalizações acerca de Progressões Geométricas, aplicações e manipulação algébrica das propriedades operatórias dos Logaritmos, Funções Logarítmicas e conceitos iniciais de Acústica. Ancorados nestes resultados considera-se que os resultados da investigação evidenciam que foi possível contemplar o desenvolvimento de conhecimentos práticos e contextualizados, onde o critério central da contextualização oportunizou conexões entre conceitos matemáticos tanto no que diz respeito a suas aplicações quanto a sua constituição enquanto conteúdo de conhecimento a ser desenvolvido em nível médio.
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