ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE EM ESCOLAS PÚBLICAS

Zenar Pedro Schein

Resumo


Aprimorar a pesquisa na área educacional pública que tange o ensino de Ciências e Matemática nos Anos iniciais do Ensino Fundamental é uma das ações que podem ser realizadas por pesquisadores para que ocorra a melhoria da educação. A tese tem por objetivo geral analisar como estão sendo trabalhados os conteúdos de Ciências e Matemática nas turmas com unidocência nos Anos iniciais e sua contribuição para uma Aprendizagem Significativa. A metodologia utilizada caracteriza-se como Estudo de Caso. Para realizá-la, durante os anos de 2012 e 2013, foram envolvidas 7 escolas públicas municipais de Taquara/RS, os alunos, a equipe diretiva e 35 professoras unidocentes além de 4 professores de Ciências e 4 docentes de Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental. Optou-se por uma abordagem teórica que valoriza o Construtivismo, o Educar pela Pesquisa e a Aprendizagem Significativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, visitas às escolas, observação de aulas e análise documental. As entrevistas tiveram a importância de mostrar ao pesquisador o perfil dos professores e as ações da Secretaria Municipal de Educação. As visitas às escolas, a observação de aulas e o acesso à documentação foram importantes por permitirem o contato com a realidade escolar que estava sendo pesquisada. Quanto aos resultados desta pesquisa, constatou-se que a metodologia e as estratégias de ensino em Ciências e Matemática, utilizadas por professoras unidocentes nos Anos iniciais, favorecem a presença do Construtivismo e do Educar pela Pesquisa, contribuindo para a Aprendizagem Significativa do aluno. Verificou-se que nas escolas existe a prática de desenvolver conceitos a partir da realidade na qual as crianças se encontram inseridas; valorizar o cotidiano do aluno; utilizar material manipulativo; fazer a articulação entre diferentes disciplinas; propiciar a discussão, a argumentação, a observação e a cooperação em grupo. Espera-se que esta pesquisa possa beneficiar professores, unidocentes ou não, a realizar reflexão sobre a sua formação, prática educativa e visão metodológica das aulas de Ciências e Matemática.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.