COMPETÊNCIAS E HABILIDADES MATEMÁTICAS NO ENSINO MÉDIO E O NOVO ENEM: estudando as escolas de Roraima

José Augusto Ximenes Neto

Resumo


Este trabalho investiga, na perspectiva de professores e alunos, se o currículo da
Matemática das escolas públicas de Ensino Médio de Boa Vista-RR favorece o
desenvolvimento das competências e habilidades avaliadas no Exame Nacional do Ensino
Médio. O objetivo geral desta investigação é investigar a opinião de professores e alunos do
Ensino Médio, do Município de Boa Vista-RR e do técnico da Secretaria de Educação,
responsável pelo currículo da Matemática, se o atual currículo da disciplina de Matemática,
no Ensino Médio, favorece o desenvolvimento de competências e habilidades preconizadas
nos documento oficiais e avaliadas no ENEM. Os objetivos específicos são: Investigar a
opinião de alunos do 3º ano do Ensino Médio, de Boa Vista, Roraima, sobre a Matemática
desenvolvida nas escolas e se, da forma que é desenvolvida, favorece a apropriação das
competências e habilidades avaliadas no ENEM; Investigar a opinião dos professores que
atuam no 3º ano do Ensino Médio, de Boa Vista, Roraima, sobre a Matemática desenvolvida
nas escolas e se, da forma que é desenvolvida, favorece a apropriação das competências e
habilidades avaliadas no ENEM; Investigar a opinião do técnico da Divisão de Ensino Médio
e Profissionalizante – DIEMP da Secretaria de Estado da Educação do Estado de Roraima,
responsável pelo currículo da Matemática no Ensino Médio, sobre a Matemática
desenvolvida nas escolas e se, da forma que é desenvolvida, favorece a apropriação das
competências e habilidades avaliadas no ENEM. Para tanto, realizou-se uma pesquisa
quantitativa-qualitativa com aplicação de questionários aos professores da Matemática do 3º
ano e aos alunos do 3º ano das 18 escolas públicas estaduais de Ensino Médio de Boa
Vista-RR e entrevista com o técnico da Secretaria Estadual de Educação responsável pelo
currículo da Matemática no Ensino Médio. A análise dos dados, de cunho descritivoexplicativo,
apontou que: o técnico e a maioria dos professores reconheceram que o ensino
da Matemática ainda não utiliza atividades e estratégias que favoreçam o desenvolvimento
dessas habilidades e competências, pois as escolas ainda adotam o currículo antigo;
professores e alunos, de modo geral, entendem que o ensino da Matemática não
desenvolve as competências básicas avaliadas no exame, acreditam que desenvolve
competências, em alguma medida, mas, não as avaliadas no exame; a maioria dos
professores e o técnico entendem que os docentes não estão devidamente preparados para
atuar no ensino com foco na pedagogia por competências. Conclui-se que o ensino da
Matemática, no Ensino Médio, das escolas públicas do município de Boa Vista-RR, de modo
geral, ainda não favorece o desenvolvimento das competências e habilidades preconizadas
nos documentos oficiais e avaliadas através do ENEM.


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