MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: INVESTIGANDO PROPOSTAS DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Rosiane da Silva Rodrigues

Resumo


O presente trabalho trata da análise de uma proposta de ensino de
Matemática para alunos surdos nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, em
uma unidade especializada na educação de surdos de um município da região
metropolitana de Porto Alegre. O principal objetivo é investigar estratégias
empregadas para o ensino de conceitos numéricos iniciais a esses alunos. O foco
deste estudo surgiu a partir de experiências vivenciadas pela pesquisadora como
professora de Matemática e Informática desta instituição em que percebia a
escassez de propostas metodológicas que respaldassem o trabalho do professor na
educação de surdos. Primeiramente, realizou-se o estudo de diversos referenciais
teóricos em relação à educação de surdos, ao ensino dos conceitos numéricos, o
Ensino Fundamental de nove anos e o emprego de materiais didáticos, apoiando-se
em autores como Brito (1989, 1995, 1997), Quadros (1997), Lorenzato (2006), Kamii
(2004), Kamii e Housman (2002). Optou-se por uma abordagem qualitativa,
utilizando o método exploratório descritivo e explicativo. Utilizou-se na coleta de
dados, a entrevista semiestruturada, observações e filmagens em sala de aula. Os
dados coletados e analisados demonstraram a importância do ensino ser pautado na
língua de sinais e nas características pertinentes ao aluno surdo. Para tanto é
fundamental articular os conhecimentos matemáticos adquiridos pelo professor com
objetivos e propostas metodológicas adequadas à construção dos conceitos
numéricos. Essas propostas devem considerar que a estrutura lógico-matemática de
número não pode ser ensinada diretamente, pois essa construção é interna. Cabe
então ao professor encorajar a criança a pensar ativa e autonomamente em todos os
tipos de situações, estimulando, deste modo, o desenvolvimento desta estrutura
mental. Assim, verificou-se que os seis princípios para “ensinar número” propostos
por Kamii (2004) também se aplicam a educação matemática de surdos. Constatouse
ainda, que os materiais didáticos utilizados no ensino dos conceitos numéricos
não são a garantia de uma aprendizagem significativa, mas podem sim ser um
auxiliar de ensino, uma alternativa metodológica à disposição do professor e do
aluno, desde que se apresentem bem objetivados e planejados. Da mesma forma,
verificou-se que o software Jclic constituiu-se em uma ferramenta que auxilia na
elaboração e aplicação de atividades que contribuem para a aquisição dos conceitos
numéricos, proporcionando opções de ludicidade e recursos para uma abordagem
bilíngue, o que envolveu os alunos, destes anos do Ensino Fundamental, na
realização das tarefas e permitiu a construção de abstrações reflexivas.


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