UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA DE “OBSERVAR COM SENTIDO” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Lucas Gabriel Seibert

Resumo


Esta pesquisa apresenta a elaboração e execução de dois experimentos que tem como
proposta investigar como a estrutura argumentativa e como a interação online pode
auxiliar no desenvolvimento da competência docente de “observar com sentido” em
Licenciandos de Matemática, utilizando um contexto b-learning. Neste trabalho é
apresentada a noção de competência, assim como a noção da competência de “observar
com sentido”. Esta competência tem como objetivo promover uma visualização mais
profissional para os professores de Matemática, com o intuito de facilitar a identificação
de aspectos relevantes de uma sala de aula de Matemática. Os experimentos foram
desenvolvidos na plataforma Moodle e se caracteriza como b-learning, uma vez que
possuem etapas presenciais e etapas à distância. Para a execução dos experimentos
foram construídos dois ambientes de investigação, o primeiro propõe a análise de uma
aula de método de bissecção, os licenciandos, participantes deste experimento,
designado de piloto, tinham como objetivo apresentar as etapas propostas em uma aula
que utilizava a resolução de problemas. Para isso, os licenciandos deveriam participar
de um fórum de discussões, respondendo algumas perguntas e interagindo entre si. O
segundo experimento, chamado de experimento final, propõe a análise de uma aula de
conjuntos numéricos, na qual a professora dividia a turma em grupos, propunha uma
atividade, mediava a interação entre os alunos e estes apresentavam o seu trabalho para
os demais colegas. Os licenciandos, participantes do experimento final, deveriam
identificar as etapas importantes para o desenvolvimento desta aula, caracterizando a
metodologia como construtivista. Parte dos licenciandos entenderam que, ao iniciar a
aula revisando o conteúdo dado anteriormente, a professora utilizava a metodologia
tradicional de ensino, o que provocou alguns equívocos iniciais durante as discussões.
Os experimentos foram analisados utilizando a estrutura argumentativa de Toulmin,
separando dados, justificativas e conclusões, com o intuito de compreender quais
licenciandos possuíam clareza em suas argumentações. O experimento final foi
analisado, também, a partir de grafos de colaboração, por meio das quais foi possível
perceber como a interação entre os licenciandos apoiou o desenvolvimento da
competência docente de “observar com sentido”. Após o desenvolvimento, execução e
análise de ambos os experimentos, foi possível observar que os alunos apresentam
dificuldades para entender a prática em sala de aula. No entanto pode-se afirmar que
ocorreu o desenvolvimento da competência em questão, uma vez que, por meio da
interação, do debate, da leitura e da reflexão, foi possível desenvolver uma visão mais
profissional de uma sala de aula de Matemática.


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