MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO EM BOA VISTA-RR

José Roberto da Silva Almeida

Resumo


Este trabalho trata-se de uma pesquisa que investigou o ensino de matemática financeira nas
escolas públicas de Boa Vista, Estado de Roraima, relacionando-os às necessidades que
apresentadas pelo mercado de trabalho e os conhecimentos que o comércio espera dos alunos
egressos do Ensino Médio, pois os mesmos estão iniciando as atividades funcionais no
mercado de trabalho ou em um curso superior na Universidade Federal de Roraima.
Investigou também a importância do ensino desse conteúdo para as atividades do comércio
local. Por entender a escola como um local onde se devem fornecer as ferramentas necessárias
para a construção da consciência cidadã, comprometida com os direitos e deveres na
sociedade, buscando uma aplicação do que se aprende na escola no seu cotidiano, por isso
procuramos investigar a matemática financeira nesse contexto, investigando os programas que
a Secretaria Estadual de Educação envia para serem desenvolvidos nas escolas, os professores
que atuam com a disciplina de Matemática no Ensino Médio, os representantes do comércio
local, os alunos de Ensino Médio, as provas do ENEM e o Vestibular da Universidade Federal
de Roraima – UFRR. Os resultados obtidos nos mostram que os conhecimentos de
matemática financeira adquiridos pelos alunos são os mesmos assuntos que os professores
afirmam trabalhar, e os representantes do comércio dizem exigir os referidos assuntos dos
candidatos a uma vaga de trabalho em suas empresas. Após a análise dos dados percebemos
também que tanto o ENEM com o Vestibular da UFRR exige dos mesmos esses
conhecimentos e que os mesmos estão nos programas de conteúdos proposto pela SECD -
Secretaria de Educação do Estado


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