CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM PROCESSO DE FORMAÇÃO

Roberta Bernadete Vieira

Resumo


 

Nos últimos anos, numerosos trabalhos de investigação têm evidenciado a importância de analisar as concepções dos professores sobre a Matemática e seu ensino e aprendizagem durante o processo de formação. Essas concepções aparecem e desenvolvem-se durante a vida escolar e, em geral, mostram-se resistentes a mudanças. Assim, entende-se que, para aprender a ensinar Matemática devem ser consideradas, além dos conhecimentos matemáticos, as concepções próprias dos professores em formação. Partindodessa premissa, o objetivo do presente estudo é investigar, junto a um grupo de licenciandos em Matemática e que já atuam como professores quais as concepções e saberes construídos a respeito da disciplina e do seu processo de ensino e aprendizagem que os constituem profissionalmente. Teoricamente, a investigação busca respaldo em Ponte (1992), Tardif (2002), Fiorentini (1995, 2002, 2003), Porlán e Rivero (1998), entre outros. Metodologicamente, se insere em uma perspectiva qualitativa, sendo que os dados foram obtidos por meio da aplicação de um cadastro de professores o qual buscava identificar, junto aos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Luterana do Brasil - campus Canoas, os que já possuíam experiência docente e mais dois questionários que foram aplicados a doze estudantes que concordaram em participar da investigação. Cinco dos doze sujeitos investigados responderam, ainda, a uma entrevista semiestruturada, com o objetivo de aprofundar as ideias relatadas nos questionários. Também serviram como fonte de dados a análise documental realizada no Projeto Pedagógico do referido curso e na legislação relativa à formação docente, bem como, nas Diretrizes Curriculares para os cursos de Licenciatura. A pesquisa ocorreu no ano de 2010 e a análise dos dados permitiu perceber que os entrevistados consideraram satisfatório o curso de licenciatura que estão realizando, manifestando a idéia de que os conhecimentos relativos a conteúdos matemáticos são decorrentes de uma aprendizagem ocorrida durante a licenciatura, mas também durante o cotidiano docente. No que se refere à metodologia de ensino que adotam, os entrevistados afirmaram que essa provém fortemente das suas concepções e ideias relativas ao que consideram correto e eficaz no processo de ensino e do que presenciaram como alunos durante todo o processo de escolarização. Percebe-se, assim, que para o grupo investigado a formação de um professor de Matemática constitui-se em um processo complexo, influenciado pelos conhecimentos e práticas desenvolvidos durante a Licenciatura mas, também, por um conjunto de idéias que abarcam desde vivências como estudante nos diferentes graus de ensino até as relações estabelecidas nas escolas onde atuam.

 


Apontamentos

  • Não há apontamentos.