Educação Ambiental através do estudo das vegetações no ensino de geografia

Jaqueline Rodrigues Cardoso

Resumo


A busca por métodos de ensino em geografia mais eficazes e interessantes é constante. Sendo assim, o processo de ensino-aprendizagem está cada vez mais preocupado em explorar as habilidades dos alunos em relação às atividades práticas e motivadoras no ambiente escolar. Esta pesquisa pretende oportunizar reflexões sobre o processo de aprendizagem a partir do estudo das Vegetações com ênfase na Educação Ambiental e Interdisciplinaridade. A pesquisa foi um estudo de caso desenvolvido no Colégio Maria Auxiliadora, no município de Canoas/RS. Participaram alunos de quatro turmas de quinta série do Ensino Fundamental dos turnos da manhã e tarde, totalizando 131 pesquisados, nos segundo e terceiro trimestres de 2010. Os resultados obtidos foram analisados a partir de questionários de perfil dos alunos e através da análise do pré e do pós- teste aplicado aos alunos. Das quatro turmas analisadas, uma delas foi considerada turma controle, ou seja, aquela em que apenas foram dadas aulas expositivas e teóricas sobre o conteúdo estudado, não participando das atividades práticas e de campo, realizadas durante o projeto da V Semana Artístico-Literária da escola. Os resultados evidenciaram o potencial de aprendizagem de crianças no estágio de desenvolvimento entre 10 e 11 anos, visto que nesta fase as crianças ainda se encontram num estágio onde a abstração é considerada difícil. Assim verificamos que através de uma proposta metodológica mais prática, com enfoque ambiental e interdisciplinar, a comparação entre turmas e questões mostrou uma evolução conceitual entre o grupo estudado. As atividades desenvolvidas propiciaram aos alunos que estão no estágio de desenvolvimento cognitivo denominado concreto, um momento ímpar de aprendizagem, sendo que o caráter interdisciplinar que está naturalmente presente em nossas práticas deve ser explorado. A fim de contribuir no processo de ensino aprendizagem apresentam-se algumas evidências que possibilitam constatar a importância de adotar essas práticas no cotidiano escolar, as quais também contribuem para a construção do senso crítico dos alunos em relação à inserção e transformação do espaço geográfico.


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