REFLEXÕES SOBRE A TEMÁTICA DA SEXUALIDADE NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE EM ESCOLAS DE BOA VISTA-RR

Gilfran Melo Nascimento

Resumo


A orientação sexual no ambiente escolar é o foco principal desta investigação, bem
como suas articulações com as políticas públicas nacionais e estaduais voltadas
para essa temática, uma vez que adolescentes e jovens, na maioria das vezes, não
contam com essa orientação no âmbito familiar. Assim, a escola se torna um lugar
privilegiado para o desenvolvimento de ações que os orientem a exercer sua
sexualidade de maneira consciente e responsável. Objetivando averiguar as
políticas públicas direcionadas à orientação sexual nas escolas, pesquisar como
gestores e professores integram essa temática ao currículo de Ciências e investigar
as percepções dos estudantes em relação às ações sobre orientação sexual no
ambiente escolar e sua realidade, foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa do
tipo estudo de caso nas duas escolas públicas estaduais da cidade de Boa Vista-RR
que abordam de forma sistemática a temática da sexualidade no currículo de
Ciências da 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental. A análise dos dados foi realizada
através da análise de conteúdo visando responder ao problema e atender aos
objetivos da pesquisa. Os principais resultados obtidos levam a constatações sobre
como a temática da sexualidade é trabalhada com diferentes perspectivas nas
escolas investigadas. Conclui-se, portanto, com esse estudo que o conhecimento
dos gestores e docentes acerca das políticas públicas de orientação sexual, sua
vinculação ao currículo de Ciências e o envolvimento da equipe escolar com o
projeto de orientação sexual da escola pode promover aos alunos não apenas a
aprendizagem de conteúdos relativos à sexualidade, mas a participação ativa em
discussões que os levam a uma reflexão consciente e saudável sobre a temática.


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