CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS: UM CONTEXTO EM TRANSIÇÃO NA COMUNIDADE INDÍGENA SERRA DA MOÇA

Luzia Voltolini

Resumo


Este trabalho tem por objetivo investigar os conhecimentos matemáticos produzidos e
utilizados pelos membros da Comunidade Indígena Serra da Moça, localizada na Terra
Indígena Serra da Moça, no município de Boa Vista/RR, e o papel da Escola Estadual
Indígena Índio Ajuricaba na produção e apropriação de novos conhecimentos necessários para
o desenvolvimento das atividades do grupo e suas relações com a comunidade externa. A
investigação busca, teoricamente, respaldo nos referenciais advindos da Etnomatemática e,
metodologicamente, se insere em uma perspectiva qualitativa seguindo os pressupostos da
pesquisa Etnográfica em Educação, contando com a imersão da pesquisadora e professora da
Escola Estadual local, no ambiente da comunidade. A pesquisa teve início em agosto de 2009
sendo concluída em dezembro de 2010, tendo como fonte principal de dados o contato com os
membros da Comunidade, agricultores, professores, gestora da escola, funcionários, alunos e
mães de alunos. As informações advindas dessas fontes são complementadas com dados da
Secretaria da Educação do Estado de Roraima. No intuito de estabelecer relações entre os
conhecimentos matemáticos circulantes no cotidiano da Comunidade e os conhecimentos
matemáticos adquiridos na escola foi necessário investigar os hábitos da Comunidade, sua
formação, costumes e anseios dos moradores, bem como compreender as propostas da
Educação Indígena e da Educação Escolar Indígena. Os resultados apontam para a existência
de uma rica e variada atividade matemática que a comunidade deixa transparecer a partir do
desenvolvimento de tarefas do cotidiano, havendo a necessidade da escola se interar e
promover a integração destes conhecimentos gerando uma Educação Matemática de
qualidade


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