CONSTRUINDO CONCEITOS DA GEOGRAFIA E VIVENCIANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DE SAÍDAS DE CAMPO

Kátia Roberta Konrath

Resumo


Esse trabalho propõe uma reflexão para a construção de conceitos
importantes da Geografia, tais como, espaço geográfico, lugar e paisagem, a partir
de saídas de campo, resgatando a importância do estudo do lugar. Por vezes, as
aulas estão centradas em conteúdos e os conceitos não são construídos ao longo
do Ensino Fundamental ou, simplesmente, são repassados teoricamente no espaço
da sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida com os alunos do 6º ano da Escola
Municipal de Ensino Fundamental Princesa Isabel, localizada no município de
Igrejinha/RS. Aconteceram 44 encontros, divididos em teóricos e práticos. Foram 10
saídas de campo, percorrendo diferentes lugares da cidade, áreas urbanas e rurais,
com a intenção de construir conceitos da Geografia e da Educação Ambiental. Os
alunos tiveram a oportunidade de vivenciar atividades práticas em relação ao estudo
dos lugares e as questões ambientais, analisando suas transformações. Os
resultados demonstraram que é possível construir conceitos da Geografia e da
Educação Ambiental através da estratégia de saídas de campo, dessa forma,
ampliando os conhecimentos dos alunos e tornando os mesmos cidadãos críticos e
co-responsáveis pelo espaço em que vivem. Ainda através dos registros fotográficos
e de todo o acervo construído, aconteceu o lançamento do site
www.viagemigrejinha.com.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.