ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE PROJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS INICIAIS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BOA VISTA – RORAIMA

Catarina Janira Padilha

Resumo


O presente estudo é uma análise da utilização de Projetos de Aprendizagem
no Ensino de Ciências da Natureza nas Séries Iniciais das Escolas Municipais de
Boa Vista – Roraima. O objetivo deste projeto é analisar a metodologia de projetos
de aprendizagem e sua aplicabilidade no Ensino de Ciências da Natureza ao
explorar os conteúdos com alunos de 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental das
Escolas da rede municipal de Boa Vista/RR. A metodologia se embasa na análise
dialética na utilização dos Projetos de Aprendizagem, por meio de estudo de caso
com abordagem de pesquisa qualitativa de natureza exploratória – descritiva no
sentido de verificar o discurso dos autores e relacioná-los aos sujeitos da pesquisa.
O período de observação e registro das análises ocorreu entre os meses junho a
setembro de 2010. Para a coleta de dados foram utilizadas pesquisas bibliográficas,
documental e de campo. Foi também desenvolvida observação in loco; realizou-se
entrevista com os sujeitos da pesquisa, composto por 11 professores das turmas do
3º ao 5º anos do Ensino Fundamental de 02 escolas da rede municipal de Ensino de
Boa Vista – RR. Os resultados apontam que o ensino por meio de Projetos de
Aprendizagem no Ensino de Ciências da Natureza aos poucos está sendo integrado
na prática pedagógica das escolas analisadas, assim como passando a fazer parte
da prática pedagógica dos professores entrevistados. Ainda que a escola vislumbre
a ação de promover a pesquisa em sala de aula, tendo organizada sua proposta
com esse objetivo, faz-se necessário que esta também esteja estruturada e
organizada a estimular a ação investigativa através de espaços próprios para a
promoção da pesquisa. Observou-se que o manuseio de materiais e a
disponibilização de recursos estimulam ao professor e alunos a aprofundar a
investigação na busca dos objetivos a serem alcançados, com maior profundidade,
evitando-se a formação de conceitos superficiais. Considera-se também que ao
utilizar os projetos de aprendizagem o professor tem a oportunidade de orientar na
construção do conhecimento e na promoção da aprendizagem do aluno, através da
criação de situações problematizadoras que desafiam a busca de informações, com
vistas a melhorar a ação interpretativa da realidade e investindo na autonomia do
sujeito.


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