O ENSINO DE ESTATÍSTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS NA CIDADE DE BOA VISTA-RR

Josenilda dos Santso Vasconcelos Gouvêa

Resumo


Este trabalho teve como questão de pesquisa investigar como está sendo
desenvolvido o ensino de Estatística nas séries iniciais das escolas de Ensino
Fundamental no município de Boa Vista-RR. A Estatística é essencial na formação
do indivíduo, visto que seus conceitos estão presentes em diversas situações do diaa-dia
e são fundamentais para a compreensão do mundo que nos rodeia. Desta
forma, a Estatística deve estar presente nas escolas desde as séries iniciais, como
orientam os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2001). Para a realização
da pesquisa, seguimos uma metodologia de natureza quali-quantitativa, envolvendo
a análise documental da Proposta Curricular do Município de Boa Vista e dos livros
didáticos do componente curricular de Matemática, adotados pelas escolas
municipais de Boa Vista-RR, além da observação e dos questionários aplicados aos
professores no período de 07/2009 a 12/2010 nestas escolas. Os dados coletados
foram analisados a partir de referencial teórico pertinente, o qual propiciou subsídios
para diagnosticar a percepção dos professores e o tratamento que está sendo
destinado ao ensino de Estatística nas referidas escolas. Com a análise dos dados
coletados, identificamos que a Estatística está presente na educação municipal,
sendo contemplada no currículo, o qual contém objetivos, orientações metodológicas
e conteúdos referentes ao bloco “Tratamento da Informação” dentro do componente
curricular Matemática. Os professores, na sua maioria, já desenvolvem os conteúdos
de leitura, interpretação e construção de gráficos e tabelas em suas aulas e utilizam
como principal estratégia e recurso metodológico o livro didático, que também
contempla o ensino de Estatística. Diante dos resultados obtidos, evidenciamos que
o ensino de Estatística está sendo desenvolvido nas séries iniciais nas escolas
municipais de Boa Vista, ainda com algumas restrições, como a falta de recursos e
formação dos professores na área da Educação Estatística.


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