AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Cibele Lazzari

Resumo


O momento atual exige que o docente esteja ciente da repercussão que tem
sua atuação profissional, mas para isso os programas de Formação Continuada
precisam valorizar os conhecimentos dos professores em um processo coletivo,
criando momentos em que seja incentivada a reflexão sobre a prática docente,
auxiliando deste modo, o docente a construir sua autonomia intelectual.
A presente pesquisa pretendeu compreender como os professores de
Matemática, envolvidos em um processo de Formação Continuada, transformam
suas práticas docentes, a partir da participação em um Grupo de Estudos que reflete
a ação pedagógica. O trabalho justifica-se pela necessidade de atualização para os
docentes que atuam em sala de aula, para que possam evoluir profissionalmente
agindo de forma reflexiva e crítica dentro do processo escolar.
Para atingir este objetivo formou-se um Grupo de Estudos na Federação das
Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (grupo fixo) com 30 professores
de Matemática que se reuniram mensalmente, por seis horas, no período de dois
anos, em 2003 e 2004. Estes professores que atuam na rede municipal de ensino
representaram 29 municípios do estado do Rio Grande do Sul. Para a viabilização
dessa investigação duas instituições estiveram conveniadas: a Federação das
Associações de Municípios do Rio Grande do Sul e a Universidade Luterana do
Brasil.
A análise dos dados coletados na investigação permitiu verificar que os
participantes do programa de Formação Continuada para Professores de Matemática
buscaram, nas discussões e na troca de experiências, do trabalho em grupo, a
solução para problemas referentes à prática docente, que a formação inicial e a
experiência profissional ainda não haviam solucionado. Foi possível verificar que
por meio da conscientização docente, do trabalho coletivo e das reflexões
desenvolveram-se novas competências e o conhecimento prático profissional dos
professores evoluiu.

As contribuições desta pesquisa estão no fato que os resultados obtidos
podem orientar o planejamento de programas de aperfeiçoamento docente, em
instituições de nível superior, escolas, agências que possam oportunizar aos
profissionais eventos que lhes garantam melhorias pedagógicas (atualização
profissional) e financeiras (mudança de classe).


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