A REALIDADE E A OPINIÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE 6ª SÉRIE DA 24ªCRE SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA E SUAS SUGESTÕES PARA MELHORAR A APRENDIZAGEM

Liliane Fardin Elesbão

Resumo


Esta pesquisa busca investigar como a matemática de 6ª série está sendo
trabalhada nas escolas da 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e a
opinião dos professores de matemática de 6ª série a respeito do ensino e
aprendizagem da matemática nessa série. O estudo foi constituído de três
momentos. No primeiro momento, houve contato com a 24ªCRE para conhecer sua
abrangência e a partir dessa informação selecionar a amostra. O segundo momento
foi a visita às escolas selecionadas para solicitação dos programas curriculares de
matemática de 6ª série e de uma listagem de livros que os professores dessa série
utilizam para planejar suas aulas, bem como os livros que a escola adota. De posse
do material, foi feita uma análise dos currículos e dos livros didáticos a fim de
subsidiar elementos para a pesquisa junto aos professores. O terceiro momento foi a
realização da entrevista com uma amostra de professores para saber suas opiniões
sobre os programas desenvolvidos na 6ª série, sobre o livro didático, as dificuldades
apresentadas pelos alunos, o uso da história da matemática para desenvolver os
conteúdos, o uso da calculadora, interdisciplinaridade e as mudanças necessárias
para melhorar a aprendizagem da matemática na 6ª série.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.