ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE O AMBIENTE POR MEIO DE REPRESENTAÇÕES PICTÓRICAS

Ana Gabriela da Silva Rocha

Resumo


A Educação Infantil constitui a base do processo escolar, sendo importante para a formação do sujeito, construindo conhecimentos, valores e procedimentos essenciais para que as crianças possam interagir com o ambiente em que vivem. Quando realizada de forma a desenvolver a integralidade do ser humano, aborda os distintos saberes que dizem respeito ao estudante em suas mais amplas dimensões. Caracterizada pela transversalidade, a Educação Ambiental se constitui em oportunidade relevante de trabalhar os amplos domínios do saber voltados para as necessidades de nossos estudantes. A Percepção Ambiental corrobora mapeando as percepções dos alunos para que se possa dar início a um processo de construção de aprendizagem a partir do que o aluno já conhece. Assim sendo, o presente estudo contextualiza o trabalho realizado em uma escola comunitária de uma cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em uma turma de Jardim, com alunos entre 4 e 5 anos, com a finalidade de analisar a percepção destes alunos sobre o meio ambiente, bem como a sua relação com a natureza, por meio de análises das representações pictóricas por eles realizadas. Isto posto, a pesquisa se propõe a responder de que forma os alunos do Jardim de uma escola comunitária de uma cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, interagem com o ambiente e quais são as suas percepções sobre ele. Durante o ano de 2015, foram realizadas atividades envolvendo a produção de desenhos e a observação de imagens naturais pelos alunos. A partir daí os dados foram analisados por meio de Métodos Mistos envolvendo a categorização de elementos presentes nos desenhos e a quantificação por meio da Estatística Descritiva da avaliação das imagens feitas pelas crianças. O estudo apontou resultados relevantes no sentido de caracterizar o olhar dos alunos a respeito dos espaços abertos, tais como o pátio da escola e a praça em frente a ela, evocando preponderantemente lembranças de um espaço de lazer em brinquedos e playground. Pôde-se observar por meio dos dados obtidos que as crianças perceberam mais os brinquedos da pracinha da escola do que os elementos naturais que nele se encontram, indo para o pátio apenas com objetivo de lazer, sem atentar para os elementos naturais que lá estão. A pesquisa demonstra ainda percepções relevantes a serem trabalhadas com os estudantes quando avaliam imagens da natureza e de ambientes caracterizados pela poluição. A partir deste estudo percebeu-se a importância de trabalhar em ambientes naturais na Educação Infantil e relevância de capacitar os professores da Educação Básica para tal.

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