APLICAÇÃO DE DIFERENTES METODOLOGIAS E ANÁLISE DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM EM QUÍMICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Josué Buchmann

Resumo


Já não é de hoje que se discute sobre o interesse, a motivação e o aprendizado dos alunos no ensino básico brasileiro. Quando se fala, especificamente, na disciplina de Química, esses assuntos são ainda mais discutidos e questionados. É comum ouvir estudantes declarando não gostar das aulas de Química e os motivos são os mais diversos: conteúdos difíceis, despreparo do professor, aulas exclusivamente teóricas, desmotivação dos alunos, entre outros motivos. Visando contribuir com a melhora dessa situação, esse trabalho surge com o objetivo de avaliar a interferência no processo ensino/aprendizagem, de diferentes metodologias de ensino em aulas de Química. Participaram da pesquisa duas turmas de 2ª série do Ensino Médio, sendo uma do município de Alto Feliz e outra do município de Linha Nova, totalizando quarenta e oito alunos. Foram desenvolvidas, de maneira alternada, aulas exclusivamente teóricas em uma das turmas e, na outra, uma das metodologias pesquisadas. As metodologias testadas foram: experimentação (balões cheios de gás), WebQuest, jogos pedagógicos (Quizmica) e geometria molecular com balas de goma. A fim de realizar o levantamento de dados, foram utilizados dez instrumentos de coleta de dados os quais foram analisados seguindo a Análise de Conteúdo de Bardin. Concluiu-se, através da pesquisa que, os métodos de ensino diferenciados utilizados na pesquisa e aplicados com as turmas, apresentaram, além de um aumento de motivação e interesse dos alunos, uma maior construção de conhecimento dos alunos participantes. Do ponto de vista do professor-pesquisador, o preparo das aulas com metodologias diferenciadas exigiu um maior esforço e dedicação, que foram compensados com um crescimento na aprendizagem e interesse dos alunos pela Química.

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