METODOLOGIA EJA-EAD NO ENSINO MÉDIO E SEU POTENCIAL EDUCATIVO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS E GESTOR INSTITUCIONAL

Jaqueline Fumis

Resumo


O objetivo do presente estudo foi investigar o potencial educativo da metodologia EJA-EAD no Ensino Médio, através das percepções dos alunos e gestor institucional. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede privada do
município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, na qual é ofertado o ensino médio de EJA na modalidade EAD. A escola funciona como um polo presencial em Porto Alegre, sendo associada a uma rede de ensino especializada em EJA-EAD,
seguindo seus programas, métodos e diretrizes para o funcionamento. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos matriculados nas etapas II, III e IV do ensino médio, na
disciplina de Biologia, totalizando três turmas, com um total de 30 alunos, bem como o gestor institucional da escola. A abordagem metodológica escolhida para este trabalho foi o estudo de caso. A coleta de dados referente às percepções dos alunos foi realizada no segundo semestre de 2014 através da aplicação de um questionário com 74 questões abertas e fechadas. Para a coleta de dados das percepções do
gestor institucional, foi realizada uma entrevista com gravação de voz e roteiro semiestruturado contendo 25 questões, no primeiro semestre de 2015. Para análise dos dados quantitativos foram utilizadas as ferramentas da estatística básica e os
dados qualitativos foram analisados conforme análise de conteúdo. A partir dos resultados obtidos e análise dos dados das percepções dos alunos e do gestor institucional foi possível constatar que a metodologia EJA-EAD tem potencial
educativo, pois segundo suas opiniões, mesmo sendo a distância o curso atende às necessidades do aluno, oferecendo diversas ferramentas para interação e para a construção do conhecimento. Vale ressaltar que, segundo as opiniões dos alunos e do gestor institucional, para que a metodologia funcione e atinja seu objetivo o aluno deve ter interesse e dedicação de acordo com as exigências da metodologia em
questão, para que haja a construção da aprendizagem, sendo que o professor atua como um mediador pedagógico e não como mero transmissor do conhecimento.Além disso, a pesquisa apresentou importantes contribuições para avaliação do
perfil socioeconômico e educacional destes alunos, pois observa-se que são trabalhadores que estudam ou querem retomar os estudos, por conta de exigências do próprio mercado de trabalho, em busca de realização pessoal ou para aquisição
do conhecimento, facilitado pela metodologia EJA-EAD. Estes alunos possuem pouco tempo livre para se dedicar aos estudos, pois são trabalhadores, com responsabilidades do lar, pais e mães de família, o que os impede de estarem na sala de aula de modo presencial todos os dias, sendo assim encontram na
metodologia EJA-EAD uma solução para retomar e finalizar os estudos, mostrando o papel social de resgatar estes alunos que não puderam, por diversos motivos, concluir os estudos na idade adequada. Pretende-se com estudos desta natureza
contribuir para o debate acerca da utilização da metodologia EJA-EAD nos processos de ensino e aprendizagem aplicados neste perfil de aluno, que constitui parcela significativa da sociedade.


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