ANÁLISE DA ÁGUA DO CÓRREGO JACUBA EM ARAGUAÍNA-TO: UM TEMA GERADOR PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Edmilson Soares da Silva Costa

Resumo


Sabe-se que o estudo da Química e seu aprendizado são de grande valia para a melhoria da qualidade de vida de uma sociedade, e esse é o ponto crucial para que tenhamos a preocupação em tentar fazer com que aumente o interesse de nossos alunos por essa disciplina. Percebe-se, também, que muitas escolas, principalmente as públicas, não disponibilizam de meios didáticos que venham contribuir para o atrativo desses discentes. Visando contribuir com o aprendizado em química, este trabalho tem como objetivo pesquisar possíveis progressos no aumento do interesse e rendimento escolar dos alunos de química, através de aulas de campo experimental, que venham facilitar o ensino/aprendizado nessa disciplina tão importante para o avanço de nossa sociedade e para contemplar o processo de Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável. A pesquisa foi desenvolvida através de métodos quali/quantitativos com 95 alunos de escola Estadual de Ensino Médio, em Araguaína/TO. Inicialmente, foi aplicado um pré-teste, em forma de questionário, para sondar o interesse dos participantes pela disciplina de Química; após, foi realizada uma fundamentação teórica discutindo a temática “química da água” e sua importância socioambiental. Em sequência, os alunos percorreram trilha ambiental e realizaram coletas de amostras de água do córrego Jacuba, as quais foram submetidas a análises laboratoriais, com o intuito de verificar a qualidade da água consumida por ribeirinhos que utilizam as águas do córrego. Seguindo esta etapa, foi realizada uma visita à Estação de Tratamento de água do município, onde os alunos receberam explicações sobre as técnicas de potabilização. Foram também coletadas e analisadas amostras de água tratada armazenadas em depósitos domiciliares dos alunos, para verificar possíveis alterações de qualidade relacionadas com o armazenamento. Ao final da pesquisa, foi aplicado um pós-teste para avaliar se houve um aumento de interesse pela disciplina, após a aplicação das aulas desenvolvidas. Observou-se uma mudança positiva de posicionamento dos alunos em relação ao estudo de Química após o desenvolvimento desta metodologia. Os resultados analíticos foram comparados com os parâmetros da resolução CONAMA N° 357, de 2005 e com a Portaria N° 2.914 do Ministério da Saúde, 2011, a qual estabelece os Padrões de Potabilidade. Os resultados dos parâmetros analisados indicam que as águas do córrego Jacuba não são potáveis, podendo trazer problemas de saúde à população ribeirinha. A análise das amostras de água dos reservatórios domiciliares indicou, em alguns casos, alteração dos parâmetros analisados, provavelmente relacionados a não ocorrência de limpeza periódica dos reservatórios. A metodologia aplicada nesta pesquisa indica um dos caminhos que pode contribuir para melhoria do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Química, podendo proporcionar um aumento de interesse e, em consequência, um expressivo aumento em seus rendimentos escolares e de sua capacidade de construir o conhecimento científico.

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