CONEXÕES MATEMÁTICAS ENTRE PROFESSORES EM CYBERFORMAÇÃO MOBILE

João Paulo Silva Caldeira

Resumo


Essa pesquisa busca descobrir como professores em Cyberformação mobile estabelecem conexões matemáticas entre os pares. Para tanto, foi proporcionada uma formação baseada na concepção de Cyberformação com professores de matemática (ROSA, 2010; 2015), que considera as Tecnologias Digitais (TD) no contexto da Educação Matemática como partícipes do processo de produção do conhecimento. Além disso, no caso da Cyberformação mobile, a produção do conhecimento é suscitada, propositalmente, de maneira “informal”, por meio do smartphone, em consonância com redes sociais. Nesse sentido, foram disponibilizados smartphones para o acesso móvel a essas plataformas online, enquanto os participantes encontravam-se dispersos geograficamente em diferentes pontos da região metropolitana de Porto Alegre, durante o período de outubro de 2013 a agosto de 2014. Dada a concepção do uso de tecnologia em Cyberformação, ou seja, a conexão que se tem com a TD, tem-se espaço para a discussão da corporeidade dos participantes na perspectiva de Merleau-Ponty (2011), e aponta como resultados que os professores estabelecem conexões matemáticas entre os pares, plugados hipertextualmente de forma ubíqua e em fluxo contínuo. Nossa perspectiva sugere a produção de conhecimento matemático a todo o momento e em todo lugar, de forma que o recurso tecnológico torna-se parte de nós, podendo ampliar e/ou potencializar as conexões matemáticas feitas de forma compartilhada por professores e que podem ainda ser estabelecidas, como formas de se educar matematicamente e pela matemática, com os estudantes desses professores.

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