
Apresentação
O Grupo de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática na
Perspectiva da Inclusão do
Programa de Pós-Graduação
em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) se propõe a investigar
os processos de ensino e aprendizagem na Educação Inclusiva, fomentando a formação de profissionais com uma
postura crítica e reflexiva sobre o ensino de ciências e matemática na perspectiva da inclusão.
Nesse contexto, o grupo objetiva ampliar e consolidar um espaço para discussão e
aprofundamento de temas de
interesse para inclusão na área de Ensino de Ciências e Matemática, aprofundando aspectos teóricos e a prática
da sala de aula, propiciando aos educadores um aperfeiçoamento que possibilite refletir sobre seu papel na
educação inclusiva, buscando uma atuação interdisciplinar e investigativa, ampliando as possibilidades de
implementar estratégias metodológicas diferenciadas.
O Laboratório de Estudos de Inclusão (LEI), como parte do PPGECIM, busca investigar
processos de ensino e de
aprendizagem na área de Ciências e Matemática, tendo como sujeitos de pesquisa alunos de inclusão com
diferentes deficiências, matriculados em escolas regulares e especiais, além de professores atuantes na
área.
Ações
Educação Matemática Inclusiva |
Oficinas sobre Tecnologias Assistivas, jogos pedagógicos inclusivos |
Palestras sobre Educação Inclusiva, Educação Matemática Inclusiva, Ensino de Ciências na perspectiva da Educação Inclusiva |
Pesquisas envolvendo: educação de surdos, deficiência visual, Transtornos do Espectro Autista - TEA, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, Tecnologias Assistivas, Educação Matemática Inclusiva. Estas pesquisas se efetivam por meio de parcerias com as redes de escolas públicas e particulares. |
