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Apresentação

    O Grupo de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática na Perspectiva da Inclusão do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) se propõe a investigar os processos de ensino e aprendizagem na Educação Inclusiva, fomentando a formação de profissionais com uma postura crítica e reflexiva sobre o ensino de ciências e matemática na perspectiva da inclusão.
    Nesse contexto, o grupo objetiva ampliar e consolidar um espaço para discussão e aprofundamento de temas de interesse para inclusão na área de Ensino de Ciências e Matemática, aprofundando aspectos teóricos e a prática da sala de aula, propiciando aos educadores um aperfeiçoamento que possibilite refletir sobre seu papel na educação inclusiva, buscando uma atuação interdisciplinar e investigativa, ampliando as possibilidades de implementar estratégias metodológicas diferenciadas.
    O Laboratório de Estudos de Inclusão (LEI), como parte do PPGECIM, busca investigar processos de ensino e de aprendizagem na área de Ciências e Matemática, tendo como sujeitos de pesquisa alunos de inclusão com diferentes deficiências, matriculados em escolas regulares e especiais, além de professores atuantes na área.


Ações

Educação Matemática Inclusiva
Oficinas sobre Tecnologias Assistivas, jogos pedagógicos inclusivos
Palestras sobre Educação Inclusiva, Educação Matemática Inclusiva, Ensino de Ciências na perspectiva da Educação Inclusiva
Pesquisas envolvendo: educação de surdos, deficiência visual, Transtornos do Espectro Autista - TEA, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, Tecnologias Assistivas, Educação Matemática Inclusiva. Estas pesquisas se efetivam por meio de parcerias com as redes de escolas públicas e particulares.


Lotogipo PPGECIM